Nossos Talentos

Mackenzie conquista classificação para o maior prêmio de Direito Ambiental do mundo

Equipe ainda levou prêmios de Melhor Oradora e Melhor Memorial

08.02.202117h40 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie conquista classificação para o maior prêmio de Direito Ambiental do mundo

O Grupo de Competição de Direito Ambiental (GCDA Mack) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) se classificou para a fase internacional da 25th Annual Stetson International Environmental Moot Court Competition, considerada a maior competição de Direito Ambiental da atualidade e organizada pela norte-americana Stetson University. A vaga foi garantida no dia 05 de fevereiro. 

A equipe passou invicta pelas nacionais, ganhando todos os cinco rounds dos quais participou e recebeu também o prêmio de 2º Melhor Memorial. Além disso, uma das oradoras do grupo, a aluna Laura Rodrigues Gonçales, foi indicada como a 2ª Melhor Oradora da Competição. 

“Esta conquista evidencia a posição de liderança da Faculdade de Direito (FDir) da UPM na formação de profissionais do Direito completos. Ela demonstra a sólida formação de alunos e alunas ao longo dos semestres do curso através das disciplinas tradicionais de ensino, complementadas por atividades extensionistas”, afirma a coordenadora de extensão da FDir, professora Bianca Richter. 

A competição tem por objetivo simular os procedimentos da Corte Internacional de Justiça. A instituição norte-americana disponibiliza um caso fictício, que envolve questões de Direito Internacional Ambiental e de Direito Internacional Público. Com base neste caso, as equipes devem escrever um memorial e depois passam pelos debates orais. A fase internacional, que será on-line, está prevista para ocorrer entre 25 e 27 de março, oportunidade na qual as oradoras enfrentarão times de diversos países. 

“A participação em competições acadêmicas funciona como treinamento para o competitivo mercado de trabalho, vez que podem aplicar a teoria a um caso prático complexo através de simulações de julgamentos e debates”, conclui a professora Bianca. 

O GCDA Mack é composto por: Aline Carvalho de Salles, Ana Beatriz Vasconcelos dos Santos (coach), Andressa Pedroso Vieira (ex-aluna e coach), Anna Carolina Gandolfi (coordenadora), Georgia Soriano, Giovanna Andreasi, João Marcelo Santiago de Castro e Paula, Laura Rodrigues Gonçales (oradora), Marcella Guerrero Brunetto(oradora), Maria Eduarda dos Santos (coordenadora), Mariana Sanches Saú (coach), Sofia Cardoso de Almeida Prado e Thaiane Gonçalves Varjão. O grupo contou com o apoio dos professores da FDir, Ricardo Pedro Guazzelli Rosário e Gustavo Ferraz de Campo Monaco.