Mackenzie Brasília realiza congresso sobre cenário atual jurídico e de negócios

Em dois dias de workshop, professores analisaram questões que influenciarão leis nos próximos anos

18.08.202311h54 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie Brasília realiza congresso sobre cenário atual jurídico e de negócios

Nos dias 15 e 16 de agosto, a comunidade acadêmica e o público em geral tiveram a oportunidade de participar do ciclo de palestras “Novas Abordagens na Pós-Graduação: Conexões Inovadoras”, realizado na Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB).

Além de apresentar os cursos de especialização acadêmica disponíveis na Faculdade, as conferências também tiveram como objetivo trazer temas relevantes e atuais para a esfera de pesquisa e ensino no campo do Direito e Gestão, sendo que estes são de importante compreensão não somente para os alunos, mas também para a população em geral.

Atuando na organização do ciclo, o professor Demóstenes de Azevedo Jr. explicou que o debate é importante “por possibilitar o fomento de uma visão mais ampla das problemáticas atuais, abordando também as novas ferramentas disponibilizadas pela academia e pela tecnologia”.

Participaram dos painéis diversos profissionais e professores consagrados nos temas propostos e que contam com a experiência profissional, como o doutor em Direito, Antônio de Moura Borges; e ainda o também doutor João Álvares.

Juntamente com o professor Demóstenes, Ronaldo Bach trabalhou na estruturação do seminário. Ele acredita que “é uma oportunidade para compreender a profundidade da dialética de questões atuais, como a Reforma Tributária ou Projetos de Lei que tramitam no Congresso sobre as IAs”, afirmou ele.

No dia 15, o professor Demóstenes falou sobre “Análise Econômica do Direito e Políticas Públicas”. Na sequência, Márcio Denys abordou o tema “Desafios na Implantação do ESG em Empresas”

Para Márcio Denys, o tema é importante ser debatido no meio acadêmico, pois o ESG pode ser aplicado em qualquer área de conhecimento, mas possui uma carga de normas, legislações e boas práticas. “Penso que o estudante de Direito pode ser uma grande base para a assessorar empresas e órgãos públicos nesse sentido, trazendo muito a questão do compliance na questão do ESG”. 

No dia 16, o professor João Alves falou sobre o tema da “Inteligência Artificial” e depois o professor Antônio de Moura Borges palestrou sobre “Direito Tributário Internacional”.