Para Sempre Mackenzista

Mackenzie Brasília promove competição esportiva para arrecadar alimentos a grupos vulneráveis

Desafio visa estimular os participantes a experimentarem a vida com empatia 

30.09.202214h58 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie Brasília promove competição esportiva para arrecadar alimentos a grupos vulneráveis

O Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília (CPMB) promoverá em todo o mês de outubro, a 4ª edição do Desafio do Bem. A competição, entre membros da comunidade mackenzista, desafia os inscritos percorrem a maior distância enquanto arrecadam alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade.  

A expectativa do idealizador do projeto, Renato Dourado, para este ano é de trabalhar o tema da insegurança alimentar. Ele, que também é professor de Educação Física e técnico da seleção de natação da instituição, afirma que a maior o maior objetivo é “ir além dos mackenzistas e alcançar as pessoas que estão ao seu redor”.  

A ideia do desafio foi pensada para que as turmas de natação se empenhassem mais em seus treinos e conhecessem uma realidade alheia ao dia a dia deles com o trabalho social. “Além de se exercitarem, eles poderiam desenvolver o sentimento de empatia. Queríamos que os jovens pudessem agradecer por sua saúde, família e condições. Coisas que nem todos têm o privilégio”, comentou o professor Dourado. 

A autogestão é um dos objetivos trabalhados no projeto. Segundo Renato, os alunos poderão se dedicar no estabelecimento de metas, tanto para as marcas a serem atingidas nas distâncias percorridas, quanto para a quantidade de alimentos a ser doada. 

Para este ano, foi proposto o desafio dos 10 mil quilômetros, que podem ser completados por caminhada, corrida, nado ou pedalando em quaisquer locais de Brasília ou nas dependências do CPMB. O participante poderá opcionalmente realizar a doação de 5kg de alimentos não perecíveis (exceto sal e fubá) na secretaria do colégio.  

A meta de arrecadação é 1 tonelada, a ser alcançada com a efetivação de 200 inscritos. A instituição que receberá a doação é a Vila Samaritana, que assiste famílias carentes na região do Córrego do Arrozal, em Planaltina (DF). A organização promove justiça social, combate às drogas com crianças e adolescentes, e o combate corretivo às drogas para a população de rua, com o objetivo de reintegrar à sociedade os dependentes químicos. 

Como Participar 

O interessado deve preencher o formulário com seus dados e informar qual equipe pretende representar. A doação, que não é obrigatória, deverá ser entregue à Secretaria do Departamento de Educação Física. Podem fazer parte do desafio alunos, familiares, egressos, amigos, colaboradores e prestadores de serviço.  

A comprovação das distâncias percorridas deverá ser lançada pelos participantes, em outro formulário, disponibilizado futuramente nas páginas do Mackenzie e nas redes sociais. Aqueles que tiverem as cinco melhores pontuações, em cada categoria, concorrerão a um sorteio de brindes. Os estudantes irão, junto aos organizadores, buscar apoio para o patrocínio das condecorações a serem entregues.