Estudantes de Direito da Faculdade Mackenzie Brasília realizam orientação a comunidade vulnerável em ação voluntária

Iniciativa conciliou conteúdos de aula com experiências de um profissional do setor jurídico 

29.09.202218h41 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Estudantes de Direito da Faculdade Mackenzie Brasília realizam orientação a comunidade vulnerável em ação voluntária

No último sábado, 24 de setembro, a Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB) levou graduandos de Direito a Carreta da Defensoria para as regiões da Estrutural e Paranoá. O objetivo foi conciliar a prática do curso junto à iniciativa social da Defensoria Pública, a carreta do Programa de Atendimento Integrado (PAI). 

Durante a ação os alunos realizaram orientação jurídica e encaminhamento processual para promover o acesso à Justiça às comunidades sem acesso, seja pela distância geográfica dos órgãos competentes, seja pela falta de informação. “Por trás de cada parte envolvida há um ser humano que precisa de atenção para os seus anseios. É muito importante participar de experiencias como essa, frisa a aluna do 8° semestre, Luíza Costa. 

O coordenador do suporte itinerante e defensor público, Fábio Vasques, explicou que muitos não têm condições de se deslocar aos fóruns localizados nos centros das cidades e isso deixa clara a necessidade de ajudá-los, reduzindo custos e atendendo melhor.  

“Só de não pagar, para mim, que estou desempregada, já se torna uma valiosa oportunidade. Recebendo as orientações quanto ao que precisa ser feito e onde posso resolver o meu problema, posso então dar prosseguimento à jornada que se encaminhará para a tão sonhada solução. Tenho apenas o sentimento de gratidão”, expressou a dona de casa, Maria Francisca Silva 

A experiência do voluntariado, que acontece sob a orientação do professor Evandro Soares, a partir do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da FPMB, é um diferencial para o graduando de Direito, Marcelo Sodré. “O aprendizado se torna fruto de uma atitude que coopera para o bem de muitas pessoas. É uma forma mais palpável de consolidar o conteúdo da sala de aula quando se lida com situações reais em questões concretas vividas pelo cidadão hipossuficiente”, comentou Sodré.  

Segundo o defensor público do Paranoá, José de Sales, a interação dos universitários com uma equipe bem-preparada também agrega à experiência vivida por eles. É uma antecipação de como será o dia a dia após a graduação. 

Em outras oportunidades, o NPJ da Faculdade Mackenzie também acompanhou a carreta. A ação do dia 17 de setembro ocorreu em parceria com a Igreja Presbiteriana Vida na realização do Dia Feliz, no Riacho Fundo II.