Hospital Evangélico Mackenzie é destaque na Câmara Municipal de Curitiba

Dr. Rogério Kampa fez uma apresentação sobre as transformações realizadas no hospital desde 2019

16.02.202216h09 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Hospital Evangélico Mackenzie é destaque na Câmara Municipal de Curitiba

O diretor geral do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM), Dr. Rogério Kampa, foi convidado para participar da Tribuna Livre, nesta quarta-feira, 16 de fevereiro, na Câmara Municipal de Curitiba. A participação aconteceu por proposição do vereador João da 5 Irmãos.

Semanalmente um convidado participa como protagonista em um debate sobre algum tema relevante na cidade. Na ocasião, Dr. Kampa fez uma apresentação sobre as transformações realizadas no hospital desde 2019, quando a gestão passou a ser do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM).

“O Hospital tem mais de 60 anos de história e quando chegamos, a situação era muito difícil, com a estrutura sucateada e situação financeira comprometida. Estamos realizando uma reconstrução, com objetivo de resgatar a credibilidade junto à população curitibana”, disse Kampa.

O diretor-geral demonstrou as obras e reformas realizadas para qualificar o atendimento aos pacientes. Mesmo em meio à pandemia, o HUEM registrou números expressivos em 2021, com 29 mil internamentos, 87 mil atendimentos de urgência e emergência, mais de 24 mil cirurgias gerais, mais de três mil partos e 1,3 milhão de exames.

“Estamos alcançando a meta de resgatar a credibilidade da instituição, como comprova o nosso índice de reclamações, que está em somente 0,4 %. E queremos diminuir ainda mais, sempre trabalhando para prestar o melhor atendimento, em especial ao paciente do SUS”, destacou dr. Kampa.

Em seguida, o diretor geral do HUEM comentou sobre o recém-inaugurado serviço de oftalmologia e anunciou a inauguração da nova ala de queimados, com centro cirúrgico, 23 leitos exclusivos, dos quais dez de UTI específica.

Perguntas e elogios

Após a apresentação, foi aberta a possibilidade de os vereadores fazerem perguntas e comentários. Mauro Bobato fez um agradecimento a toda equipe do HUEM. “É um hospital que não pára nunca, está em constante atendimento à população. Desde o início de 2019 eu acompanho o trabalho executado e agradeço pelo sempre pronto atendimento a todas as demandas”, disse o parlamentar.

O vereador João da 5 Irmãos perguntou qual o principal desafio para 2022. Dr. Kampa explicou que existe um plano diretor com investimentos previstos para os próximos anos.

“O desafio é fazer as obras necessárias sem interromper os atendimentos. Pretendemos iniciar, este ano, a construção de três novos andares em cima do Pronto-socorro, onde funcionará um novo centro obstétrico, com ampliação do centro cirúrgico, nova unidade de internamento conjunto para as gestantes e uma nova UTI neo natal com 50 leitos”, ressaltou Kampa.

Outros parlamentares elogiaram o hospital. Tânia Guerreiro agradeceu o carinho com a mãe que esteve internada no HUEM. Alexandre Leprevost comentou que após a entrada do Mackenzie a esperança virou realidade. Serginho do Posto enalteceu o modelo de gestão exemplar com a vocação em atender.

Marcelo Fachinelo destacou o impacto que a nova ala de queimados vai causar no atendimento de uma especialidade em que o HUEM é referência. E a professora Josete comentou sobre a importância do Banco de Multitecidos Humanos.

CER

A vereadora Flávia Francischini ressaltou a credibilidade da instituição e comentou sobre o projeto do Centro Especializado de Reabilitação (CER), voltado para crianças, adolescentes e adultos com Transtorno do Espectro Autista.

“Quero parabenizar o Mackenzie pelo profissionalismo e excelência que atende a população. Eu, que sou mãe de autista, fiquei muito entusiasmada com este projeto maravilhoso”, disse Flávia.

O CER pretende oferecer serviços de reabilitação auditiva, visual e intelectual para quem possui o Transtorno do Espectro Autista.

O vereador Pier Petruzziello também elogiou a inciativa pioneira de construir um centro especializado para pessoas autistas. O atendimento vai incluir terapias em equipe multidisciplinar, apoio pedagógico e suporte à inclusão escolar e atividades de interesse como esportes, arte, robótica e programação.

Repasses

A vereadora Noemia Rocha, que é presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, destacou que é fã do trabalho do Hospital e perguntou sobre os repasses da Prefeitura e do governo do Estado para o Hospital, que atende 95% de seus pacientes pelo SUS.

“Desde que assumimos o hospital todos os repasses oriundos da Secretaria Municipal de Saúde foram feitos rigorosamente em dia. Nunca tivemos problemas com estes recursos. O Estado também passou a auxiliar com mais intensidade neste ano, concluiu dr. Kampa.