Com 44 anos dedicados ao HUEM, funcionária se aposenta e é homenageada por colegas

Nilseia Godinho estudou na própria instituição e atuava como auxiliar de enfermagem desde 1978

10.02.202209h39 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Com 44 anos dedicados ao HUEM, funcionária se aposenta e é homenageada por colegas

A auxiliar de enfermagem Nilseia Esteves Godinho despediu-se do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) onde trabalhou desde 1978, ano em que se formou na segunda turma do curso técnico de auxiliares de enfermagem da Faculdade Evangélica do Paraná (FEPAR), hoje chamada Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR). Durante as mais de quatro décadas, Nilseia sempre atuou na ala de queimados – inicialmente na pediatria e nos últimos anos no centro cirúrgico.

“O sentimento é de gratidão e dever cumprido. Se eu entrasse hoje, faria tudo igual. Com o mesmo carinho e dedicação pelos pacientes e sempre muito respeito por todos os profissionais, desde médicos até as colaboradoras da limpeza. Estou saindo com o coração apertado, mas essa hora precisou chegar”, disse, emocionada.

A gerente de enfermagem Ana Maria Maioli representou a instituição na realização de uma homenagem a Nilseia, que recebeu um buquê de flores, um cartão de agradecimento, além de outras lembranças e especialmente o carinho dos colegas mais próximos.

“A Nilseia teve uma trajetória em nosso hospital sempre positiva. Muito dedicada, responsável e assídua. O nível do comprometimento dela ficou evidente nas fases difíceis  pelo qual o hospital passou, antes da chegada do Instituto Presbiteriano Mackenzie. Aquilo foi uma prova de amor à profissão”, disse Ana Maria.

A auxiliar aposentada relembra este período de precariedade na estrutura. “Passamos momentos muito difíceis no hospital, chegamos a fazer arrecadação entre os funcionários para poder comprar insumos e atender os pacientes. Foi preciso muita superação. Depois que o Mackenzie assumiu melhorou demais. Para os pacientes e também para nós profissionais”, conta Nilseia.

Aprender e ensinar

A hoje coordenadora técnica do Banco de Tecidos Humanos do HUEM, Maristela Baechtold Campos, trabalhou por 13 anos junto com a Nilseia no setor de queimados. “Ela sempre atendeu as emergências com maestria, responsabilidade e todo o conhecimento que tinha. Quando eu entrei ela já era experiente, então aprendi muito com ela. Além de colegas de trabalho, desenvolvemos uma amizade”, destaca Maristela.

O supervisor de enfermagem Pércio dos Santos esteve junto de Nilseia em praticamente todos os dias dos últimos 15 anos. “Pessoa de coração enorme, com quem você pode contar em tudo, tanto no profissional como no pessoal. Quando entrei novato, ter uma pessoa com mais experiência trazia muita segurança, ela foi uma professora para mim, sempre que tinha alguma dúvida era pra ela que eu perguntava”, relata Pércio.

Quem também trabalhou por 15 anos com Niseia foi a auxiliar de enfermagem Ilda de Lima. “Eu não sabia nada sobre queimados quando vim da neuro. Foi ela que me ensinou a fazer os curativos, além de várias outras coisas. Eu costumava cobrir as férias dela, foi um grande aprendizado. Vai fazer muita falta. Sempre colaborativa. Sou grata por todo o papel que ela tem na minha trajetória”, ressalta Ilda.

Carinho

Basta caminhar com Nilseia pelos corredores e alas do Hospital para facilmente perceber o carinho com o qual é tratada por todos. A sensação é de que todos tem algo a agradecer para ela. E é justamente essa palavra que Nilceia escolhe para traduzir sua história no HUEM.

“Gratidão. Eu não poderia escolher outra palavra. Sempre trabalhei com equipes maravilhosas, nas quais pude aprender e ensinar. Então o que fica é a gratidão, por todos esses anos juntos”, finaliza a homenageada.