Responsabilidade Social

Projeto Amigo Bicho retorna ao HUEM

Cães visitaram alas da pediatria da Instituição e levaram alegria aos pacientes  

26.08.202219h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Projeto Amigo Bicho retorna ao HUEM

O Projeto Amigo Bicho está de volta ao Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM), após dois anos de paralisação devido a pandemia de covid-19. Acompanhados por voluntários, os cães visitaram as alas de Pediatria Geral e Queimados e levaram muita alegria para os pequenos pacientes, familiares e colaboradores.

O objetivo das visitas é estimular a socialização entre profissionais da saúde, pacientes e familiares, por meio do contato com animais de estimação, especialmente os cães. A terapia assistida por animais proporciona experiências diferenciadas no âmbito hospitalar.

O projeto faz parte do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do HUEM, que existe com intuito de proporcionar melhoria contínua dos processos de trabalho, gerando atendimento mais acolhedor e humanizado.

“Foi muito emocionante o retorno do projeto, as crianças adoram. Faz toda a diferença durante o tratamento. As visitas serão sempre às quartas-feiras, uma vez por mês”, afirma a coordenadora do GTH, Caroline Carsten.

A ação é uma parceria com a ONG Amigo Bicho, que desde 2005, reúne voluntários para levar os animais até instituições de saúde, orfanatos, asilos e escolas especiais.

Motivação

A hospitalização, principalmente para as crianças, pode gerar insegurança e medo, devido a mudanças na rotina, afastamento de casa e da família. Esses fatores podem interferir nos tratamentos.

A Terapia Assistida por Animais auxilia na redução da ansiedade, do estresse, possibilita maior motivação, uma vez que a interação humana com cães libera dopamina – neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e felicidade.

“Havia uma criança que estava desanimada no dia anterior, não quis comer nada à tarde nem à noite. Quando viu os bichinhos no dia seguinte, levantou e parecia que não tinha nada. Os cães são lindos e fazem muito bem para os pacientes da pediatria”, conta a responsável pelo serviço de voluntariado do HUEM, Ivanyra do Rocio dos Santos.

Os estímulos provocados pela interação com os cães auxiliam no acolhimento dos pacientes pediátricos, o que diminui os impactos da hospitalização. As visitas deixam o ambiente hospitalar mais descontraído e facilitam a comunicação dos colaboradores do Hospital com os pacientes e familiares.