Nova Unidade de Queimados é a terceira inauguração do HUEM em 2022

Hospital é referência nacional no tratamento de queimaduras e vítimas de incêndio

25.02.202210h54 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Nova Unidade de Queimados é a terceira inauguração do HUEM em 2022

Referência no atendimento a pacientes vítimas de queimaduras, com mais de 17 mil atendimentos por ano, o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) inaugurou na quinta-feira, 24 de fevereiro, a sua nova Unidade de Queimados, que vai contar com centro cirúrgico revitalizado e 23 leitos exclusivos, dos quais dez serão de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

É a terceira inauguração que o HUEM realiza em 2022, todas em fevereiro. Além da Nova Unidade de Queimados, foram inaugurados o novo Centro de Oftalmologia e a Unidade de Dermatologia e Cosmiatria, ambos em imóveis nas proximidades da sede do Hospital.

A inauguração contou com a presença de membros da Diretoria Executiva (Direx) do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM). Estiveram presentes o diretor-presidente Milton Flávio Moura; o diretor de Finanças, Denys Cornélio Rosa; e o diretor de Saúde, Luiz Roberto Martins Rocha, além do reverendo Juarez Marcondes Filho, presidente do Conselho de Curadores do IPM.

“Estamos trabalhando duro para reformular toda a estrutura desta instituição. O Mackenzie está fazendo parte da história de Curitiba ao transformar um dos mais antigos hospitais da cidade em uma referência de bom atendimento”, disse o presidente do IPM, Milton Flávio Moura.

O governador em exercício do Paraná, Darci Piana, destacou a importância da unidade. "A grande preocupação do nosso governo é o atendimento de toda a população do Paraná. No caso de queimados aqui do Hospital Evangélico Mackenzie, aplicamos recursos para a melhoria dos valores destinados aos leitos, que estavam defasados em função de o governo federal não ter atualizado a tabela. Estamos muito felizes com essas melhorias que o Mackenzie está fazendo para atender Curitiba e todo o Paraná”, disse Piana.

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, também elogiou o HUEM. “O mundo precisa de instituições consoladoras. O hospital sempre foi parceiro do município, em especial durante a pandemia. Nós não saberíamos dizer o que teria sucedido com Curitiba sem o HUEM”, destacou Greca.

Nova Unidade

Tradicionalmente instalada no quinto andar da instituição, a ala destinada a pacientes vítimas de queimaduras era uma estrutura antiga e necessitava de melhorias para prestar um atendimento de qualidade para os pacientes. A revitalização estava prevista para 2020, contudo a pandemia de Covid-19 exigiu mudanças no planejamento.

“Remodelamos toda a estrutura da ala de queimados, de modo a atender as novas normas da Vigilância Sanitária. Desta maneira garantimos mais conforto e qualidade para os pacientes atendidos e melhores condições de trabalho a nossos colaboradores”, destacou o diretor geral do HUEM, Dr. Rogério Kampa.

No início da pandemia, o setor de queimados precisou ser deslocado para o oitavo andar, devido à necessidade da implantação de um andar inteiro isolado para receber os pacientes com suspeita ou confirmação de contaminação pelo coronavírus. No auge da pandemia, o HUEM chegou a contar com 93 leitos de UTI para auxiliar o município no combate à Covid-19.

Provisoriamente os pacientes queimados passaram a ser atendidos em leitos de enfermaria no oitavo andar, deixando o quinto andar isolado para doenças respiratórias. Com o avanço da vacinação e a consequente diminuição no número de leitos reservados para síndromes respiratórias, foi possível readequar metade do quinto andar para voltar a receber a ala de queimados, porém com estrutura completamente reformulada.

A nova Unidade de Queimados foi idealizada com o adequado espaçamento entre os leitos, estruturas de apoio, como depósito de material de limpeza no tamanho apropriado, área de enfermagem e área de prescrição médica de acordo com as especificações exigidas pelas normas vigentes da vigilância sanitária.

“Nosso maior desafio na reestruturação do hospital é fazer as obras necessárias sem interromper ou prejudicar o atendimento. Já melhoramos bastante, mas ainda há muito para desenvolver”, ressalta dr. Kampa.

O chefe da Unidade de Queimados do HUEM, Dr. Marcelus Nigro, agradeceu pelas melhorias. “É uma honra participar desta nova história. Estou há 21 anos nesta instituição e sou muito grato por vivenciar a transformação que está ocorrendo depois de muitos momentos difíceis”, disse.

Hospital completo

Durante a cerimônia, secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak, afirmou que o HUEM é o hospital mais completo do Paraná. “Referência no atendimento a queimados, especializado em gestação de alto risco, tem o melhor Pronto-Socorro para traumas, urgência e emergência, enfim oferece todas as linhas de cuidado e por isso é o hospital mais completo do Paraná”, destacou a secretária.

O diretor-geral da secretaria estadual da Saúde, Nestor Werner, reforçou a importância da atuação do hospital no tratamento de pacientes de todas as regiões do Paraná. "O Hospital Evangélico Mackenzie é, em Curitiba, o maior prestador de atendimentos pelo Sistema Único de Saúde. Diante disso, não há como o Estado não ter participação na estruturação dessa rede já que ele é peça fundamental aqui na capital, e também referência para outros municípios, principalmente na área de queimados”, enfatizou.

Presenças

Também estiveram presentes na solenidade os deputados estaduais Hussein Bakri, Gilson de Souza, Michele Caputo e Maria Victoria; o presidente da Cohab, José Lupion Neto; a administradora regional da Matriz, Rafaela Lupion; o diretor de Gestão da secretaria estadual da Saúde, Vinícius Filipak;  e os vereadores Pier Petruzziello, Sidnei Toaldo, Leonidas Dias, Serginho do Posto, jornalista Márcio Barros e Marcelo Fachinello.