Universidade

Curso de Nutrição do Mackenzie completa 15 anos

Criação do curso procura atender demanda da área da saúde e mira em formação generalista

20.04.202216h34 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Curso de Nutrição do Mackenzie completa 15 anos

O curso de Nutrição da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), completa 15 anos de formação em 2022. Criado em 2005 como uma estratégia de atender à demanda por mais cursos na área da saúde e com a primeira turma de alunos formada em 2007, a formação chega à esta data especial com um legado de qualidade do ensino e um corpo docente técnico e capacitado, com professoras que estão na casa desde o primeiro momento.

“Celebrar 15 anos de Nutrição tem um sentimento de gratidão pelo reconhecimento de um trabalho coletivo com muita dedicação e determinação de professores, funcionários, diretores e coordenadores ao longo destes anos”, comemora a coordenadora do curso, Juliana Morimoto, uma das primeiras professoras a integrar o corpo docente.

Atrelado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), a Nutrição foi fundada em um momento que demandava mais atenção à forma como o brasileiro se alimentava, diante do crescente número de casos de obesidade e outras mudanças na agenda da saúde do país. “Este cenário é resultado da piora dos hábitos e escolhas alimentares da população, sendo assim, é necessária a formação de profissionais que atuem na área de nutrição e de alimentos”, aponta a professora Rosana Farah, outra veterana do corpo docente.  

A formação do Nutricionista da UPM responde a uma grande demanda das áreas de Alimentação Coletiva, Nutrição Clínica, Indústrias de Alimentos, Nutrição Esportiva e Saúde Pública, entre outras áreas menores, que busca profissionais altamente qualificados para atividades de gestão de unidades produtoras de refeições, atenção dietética em hospitais, consultórios, clínicas, academias, clubes esportivos e grupos populacionais específicos, além de controle de qualidade, marketing de produtos alimentícios e desenvolvimento de novos alimentos, com elevada capacidade gerencial, de liderança e trabalho em equipe, além de uma atitude proativa e ética.

“O aluno encontrará em sua trajetória formativa a aquisição de conhecimentos técnicos e habilidades direcionadas a todas as áreas possíveis de atuação do Nutricionista, primando pela formação generalista, humanista e crítica, pautado em aspectos éticos e com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural, atendendo ao perfil do egresso definido nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de Graduação em Nutrição”, indica a coordenadora do curso. 

A celebração da data coincide com a comemoração dos 70 anos da UPM, evidenciando a preocupação da instituição em atentar para as necessidades da sociedade e oferecer alternativas que ajudarão a enfrentar questões que surgem na comunidade.

Com a comemoração, a formação em Nutrição mira no futuro e procura inovar seu projeto pedagógico, tendo em vista sempre em manter a qualidade do curso, que tem conceito 4 no ENADE de 2019 e 4 estrelas no Guia Quero Estadão. A coordenadora Juliana Morimoto aponta que os índices obtidos são apenas um dos motivos para celebração, seguido da qualidade e comprometimento do corpo docente e pelas conquistas dos estudantes.

“As conquistas de nossos ex-alunos, que têm assumido posições em empresas e hospitais de renome, têm se tornado empreendedores com suas próprias empresas e têm sido aprovados em processos seletivos de residência, aprimoramentos, mestrado e doutorado de instituições de excelência”, destaca a professora.