Cultura

Cantata no Mackenzie mostra vida de Jesus Cristo por meio das profecias de Isaías

Ensinamentos do Antigo e Novo Testamentos são cantados para jovens e adultos

18.04.201918h50 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Cantata no Mackenzie mostra vida de Jesus Cristo por meio das profecias de Isaías

As vozes e instrumentos do Coro e Orquestra Universitários entoaram a cantata “Consola Meu Povo”, na noite do dia 17 de abril, durante a apresentação de Páscoa realizada no campus Higienópolis do Mackenzie. A composição de Guilherme Kerr e Jorge Rehder, inspirada nas palavras do profeta Isaías, foi escrita há 15 anos, mas foi a primeira vez que foi apresentada com coral e orquestra. O evento foi organizado pela Chancelaria do Mackenzie em parceria com a Coordenadoria de Arte e Cultura (CAC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

A abertura foi feita pelo reverendo Davi Charles Gomes, chanceler do Mackenzie, seguida pela apresentação musical, que contou com a participação de aproximadamente 70 coralistas e 50 instrumentistas da orquestra da UPM sob a regência dos maestros Parcival Módolo e Flávio Regis e, também, com grandes nomes da música cristã, como Guilherme Kerr, João Alexandre, Nelson Bomilcar e Carlos Sider. “Nomes que criaram o novo movimento de MPB Cristão no Brasil”, destaca Gomes.

Como ressaltam as autoridades mackenzistas, é uma tradição da Instituição fazer uma cantata de Páscoa, pois se trata de uma data com grande prestígio do calendário cristão. Para o chanceler, “a Páscoa é aquele momento em que a morte está vencida, é o começo de tudo de maravilhoso que vem pela frente”, afirma ele.

Para José Inácio Ramos, presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), um evento como este é essencial para juntar diferentes públicos dentro da Instituição e mostrar aos mais jovens a importância da Páscoa, "pessoas capazes, escrevendo letras e músicas para o público jovem, ansiosos por coisas boas e diferenciadas no momento mais significativo para o cristão" completa ele.

Presente também no evento, o reitor da UPM, Benedito Guimarães Aguiar Neto, comenta que a celebração da noite foi dupla, pois comemorava também na data o aniversário de 67 anos da UPM. “Uma Universidade que tem o compromisso com a educação historicamente comprovado. São 67 anos de uma grande existência, de uma grande universidade, e estamos aqui hoje comemorando juntamente com o concerto de Páscoa a grande bênção que é a UPM no cenário educacional brasileiro”, destaca.

Sobre “Consola Meu Povo”

A obra é uma composição de Guilherme Kerr e Jorge Rehder baseada nas cartas do profeta Isaías, que apesar de estarem no Antigo Testamento, falam sobre a vinda de Jesus Cristo, que é narrada no Novo Testamento. "Isaías é um dos profetas mais poéticos, por isso tinha a nossa preferência. Em algumas passagens, ele parece duro ao falar, então quando traduzimos suas palavras optamos por fazer introduções narrativas antes de algumas músicas para explicar aos espectadores”, comenta Kerr.

Os ensaios para a apresentação começaram em março, contando com um ensaio por semana para a orquestra e dois para o coral. E não é para menos, pois a obra exige um esforço diferenciado, pois, como enfatiza o chanceler, “ela é baseada nas palavras de um profeta do Antigo Testamento para falar do momento da ressurreição, um momento novo. Mostra que a revelação bíblica é uma só, ele amarra os Antigo e Novo Testamentos”, encerra ele.