Eventos

Aula inaugural do CCBS discute o papel da ANVISA na saúde brasileira

Especialista em regulação e vigilância sanitária foi o palestrante do evento

01.09.202218h31 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Aula inaugural do CCBS discute o papel da ANVISA na saúde brasileira

O Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), promoveu a aula inaugural do semestre, na parte da manhã do dia 30 de agosto. O tema O papel da ANVISA na promoção e inovação em saúde foi ministrado pelo especialista em regulação e vigilância sanitária da ANVISA e presidente da Comissão da Farmacopeia Brasileira, Varley Dias Sousa. 

Em sua fala, o palestrante tratou sobre a ANVISA ser um órgão independente de proteção e promoção da saúde e sobre o papel de garantir que produtos relacionados à saúde sejam devidamente controlados. Por exemplo, a ANVISA tem a função de fiscalizar se medicamentos têm qualidade, são seguros e eficazes. 

A ANVISA também é responsável pela regulamentação sanitária de alimentos industrializados, cosméticos, serviços de saúde, órtese e prótese, laboratórios, controle de entrada e saída de pessoas no território brasileiro e outras áreas que impactam a saúde. 

“Quase tudo que circula no Brasil tem a ver com saúde, 25% do que circula do PIB brasileiro tem a ver com saúde, então a ANVISA faz esse controle, em nome e protegendo a população”, afirmou Varley Dias. 

Outra questão abordada por Dias foi a pandemia e o sistema de controla vacinal, com foco em como o processo de aprovação de vacinas aconteceu no Brasil durante o período de crise pandêmica. 

Unidade na área de saúde 

Diferentemente de semestres anteriores, em que cada curso do CCBS teve sua própria aula inaugural, foi decidido reunir os seis cursos em um único evento. “A estratégia é pensar saúde como unidade e os nossos cursos têm um fio condutor que é a garantia da saúde na população, que vai desde a atenção básica até a alta complexidade”, explicou o diretor do CCBS, professor Jan Carlo Delorenzi. 

Ele destacou que a ANVISA também tem o papel de estimular a inovação na saúde, como no caso da produção de vacinas, kits de diagnóstico e produção de estratégias de garantia de saúde para a população e, por esse motivo, o tema foi escolhido. 

Estiveram presentes a coordenadora dos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira, representando o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Felipe Chiarello; e o capelão universitário, reverendo José Carlos Piacente Júnior, representando o chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro.