Atualidades

Diretor do CCBS se reúne com vice-presidente da República

Encontro aconteceu em Brasília e teve como objetivo discutir caminhos para indústria farmacêutica

24.02.202318h36 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Diretor do CCBS se reúne com vice-presidente da República

O diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Jan Carlo Delorenzi, se reuniu com o vice-presidente da República e atual ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, no dia 15 de fevereiro, em Brasília. O encontro teve como objetivo a discussão de pautas relacionadas à indústria farmacêutica.  

“O Mackenzie foi citado especialmente no que se refere às parcerias entre a UPM e empresas tanto em projetos de pesquisa, de inovação, em cursos de graduação e especialização e em programa stricto sensu”, diz o diretor do CCBS, que também é membro do Comitê Técnico-Temático de Produtos Biológicos e Biotecnologia da Farmacopeia Brasileira, vinculada à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Na conversa com o vice-presidente, foram discutidos temas como o fortalecimento da indústria farmacêutica e farmoquímica nacionais como indústrias de defesa e segurança nacional, evitando escassez de medicamentos para a população brasileira. Além disso, foram debatidas formas da indústria apoiar ações de inovação em saúde, investimentos em pesquisa e desenvolvimento e a ampliação de empregos.

Na opinião do professor Delorenzi, a presença de um representante do Mackenzie contribui para o fortalecimento do ensino da instituição. “Estimulamos nossos alunos a estarem antenados com a demanda do setor produtivo, dos anseios da população e com as necessidades do SUS. Produzimos pesquisas tanto acadêmicas quanto aplicada/inovadora e que têm alcançado reconhecimento mundial pela relevante contribuição científica e de inovação”, aponta o docente. 

Além disso, o diretor do CCBS acredita que a conversa foi importante por evidenciar um papel vital da indústria farmacêutica brasileira no desenvolvimento tecnológico e econômico do país, pautas que são caras ao MDIC. “Não se desenvolve produtos, dispositivos, embalagens, regulação sanitária sem pensar em inovação. O farmacêutico sempre precisa olhar e pensar a realidade sob prismas distintos, a fim de alcançar o sucesso do seu trabalho”, declara.  

“Um país soberano precisa ser capaz de produzir inovação em seu território. Há um árduo caminho a ser percorrido, mas estamos dando mais um passo nesse sentido”, explica Delorenzi.

A conversa foi organizada pelo Grupo FarmaBrasil, do qual Jan Carlo Delorenzi é membro do conselho administrativo. Participaram da reunião representantes da FarmaBrasil, do Laboratório Achè, da Biomm, da Bionovis, dos laboratórios MS, Hypera, Apsen, Libbs e Hebron.