Eventos

Desafios na formação em tempos de pandemia marcam comemoração ao dia do psicólogo

Palestra também celebrou os 60 anos da Psicologia no Brasil 

31.08.202211h01 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Desafios na formação em tempos de pandemia marcam comemoração ao dia do psicólogo

A data de 29 de agosto é o Dia do Psicólogo e, para comemorar, o Centro de Ciência Biológicas e da Saúde (CCBS), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), promoveu a palestra Formação em Psicologia: reflexões e desafios em tempos de pandemia, no auditório Benedicto Novaes Garcez, campus Higienópolis, para alunos e docentes do curso.

A palestra foi ministrada pela professora Elisa Harumi Musha, que compartilhou resultados de sua pesquisa em andamento sobre os impactos na formação em Psicologia, a partir do relato de vivências durante a pandemia de estudantes, professores, supervisores de estágios e outras pessoas que participam do processo de formação. 

“A pesquisa tem o objetivo de compreender como uma profissão que, necessariamente, trata de relações humanas teve esse processo interrompido por mais de dois anos”, explicou a professora Elisa. 

Segundo ela, a pandemia não inaugurou nada novo, mas acirrou relações que estavam em andamento, partindo de dois pontos comuns entre os depoimentos para seu estudo: o impacto gerado na saúde mental e quanto o processo de ensino-aprendizagem foi interrompido. 

“O que antes era um ambiente propício de relacionamento e aprendizagem, foi transportado em uma semana para o formato remoto. O estudante aprende conforme vai assimilando o conteúdo e interagindo com colegas e professores”, acrescentou ela, problematizando a questão da transformação abrupta do processo. 

A professora responsável pelo evento, Patrícia Santos Delfini, contou que a ideia da palestra foi comemorar a Psicologia como profissão e ciência no Brasil. “Entendemos que o psicólogo é alguém que está em constante formação. A partir do momento em que toda a sociedade é atingida pela pandemia, precisamos reinventar ferramentas para olhar para essa problemática”, afirmou Patrícia. 

Ela também destacou que a pandemia teve um impacto paralelo relativamente positivo, ou seja, o aumento da visibilidade da saúde mental e da Psicologia como ciência, dando maior importância para a área e diminuindo o estigma. 

Estiveram presentes no evento, o coordenador do curso de Psicologia da UPM, professor Fabiano Fonseca da Silva, e o pró-reitor de Extensão e Cultura (PREC) da UPM, Cleverson Pereira de Almeida.