Avanços em tratamento oncológico são debatidos em evento do Hospital Mackenzie

Atualizações foram analisadas a partir de pesquisas do Congresso ASCO 2023

19.06.202317h55 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Avanços em tratamento oncológico são debatidos em evento do Hospital Mackenzie

No último sábado, dia 17 de junho, a equipe de Oncologia do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) promoveu um evento para apresentar e debater os avanços e atualizações na prevenção, diagnóstico e, principalmente, no tratamento do câncer.

As mais recentes atualizações em tratamentos oncológicos foram analisadas, com base nos trabalhos e pesquisas apresentados no Congresso ASCO 2023, que aconteceu em Chicago, nos Estados Unidos, entre os dias 02 e 06 de junho e contou com médicos, pesquisadores e profissionais da área da saúde de todo o mundo.

“A reunião anual da ASCO é um dos maiores eventos de oncologia do mundo, onde são discutidos temas extremamente relevantes para a prática clínica. O HUEM conta com corpo clínico de altíssimo nível, e eventos como esse evidenciam nossa preocupação em oferecer o melhor e mais atualizado tratamento aos nossos pacientes, perseguindo nossa missão de educar e cuidar do ser humano com excelência”, destacou o diretor geral do HUEM, Dr. Tiago Tormen.

ASCO é a sigla em inglês para American Society of Clinical Oncology, que significa Sociedade Americana de Oncologia Clínica. A organização do evento em Curitiba ficou a cargo da Dra. Fernanda Carneiro Ronchi, responsável técnica da Oncologia Clínica e do Núcleo de Ensino e Pesquisa do HUEM.

Foram 13 palestrantes, de cinco subáreas de especialidades da equipe de oncologia do HUEM, além de cinco médicos convidados para compor as mesas de discussão, após as apresentações de cada especialidade.

“Importante fazermos essas atualizações semestrais, após os congressos europeus e norte-americanos de oncologia. É o único evento nesse formato em Curitiba, uma oportunidade para interpretarmos os resultados das pesquisas clínicas, em busca de novas estratégias que possam ser benéficas aos nossos pacientes”, explica Dra. Fernanda.

Especialidades

Os primeiros a apresentar foram os oncologistas da equipe de câncer de mama e tumores femininos: Dra. Maria Cristina Magalhães, Dr. Raphael Garcia Alves e Dra. Emanuela Poyer. Como convidada para a mesa de discussões participou a Dra. Caroline de Nadai Costa, oncologista clínica do Instituto de Oncologia do Paraná e do Hospital Nossa Senhora das Graças.

Em seguida, foi a vez dos tumores urológicos, cujas principais atualizações foram apresentadas pela Dra. Ana Cláudia Buiar e pelo Dr. Carlos Eduardo Stecca, ambos da equipe do HUEM. O Dr. Maikol Kurahashi, oncologista clínico do Centro Integrado de Oncologia de Curitiba (Cionc), participou da mesa de debate sobre o conteúdo apresentado.

Os especialistas Dra. Rayssa Sena, Dra. Natalia Crivellaro e Dr. Otavio Augusto Moreira trouxeram as interpretações dos estudos sobre trato gastrointestinal, com a participação do convidado Dr. Guilherme Stelko, oncologista clínico na Rede D'Or Hospital Santa Cruz.

Dra. Fernanda Ronchi e Dr. Lucas Uratani foram responsáveis pelas palestras a respeito de câncer de pulmão, cabeça e pescoço. A Dra. Noelle Wassano, oncologista clínica do grupo Oncoclínicas de Curitiba e Hospital Sugisawa, foi a convidada para a mesa de discussão.

Por fim, os trabalhos sobre tumores hematológicos foram interpretados por três hematologistas do HUEM: Dr. Heitor Castro, Dra. Tatiane Decanini e Dra. Fabiola Bremer. A mesa de debate contou com a participação do Dr. Apoena Lobato, hematologista no Hospital Erasto Gaertner e Hospital Geral de Curitiba.

O evento realizado pelo HUEM reforça o compromisso da equipe de Oncologia em buscar constantemente atualizações e avanços no tratamento do câncer, visando oferecer o melhor cuidado possível aos pacientes. A troca de conhecimentos e a discussão de pesquisas clínicas são fundamentais para a evolução contínua da oncologia e para proporcionar esperança e qualidade de vida às pessoas afetadas pela doença.

Centro de Oncologia Mackenzie

O HUEM conta, desde 2020, com o Centro de Oncologia Mackenzie (COM), localizado nas proximidades da sede do Hospital. Com uma estrutura de alta qualidade, o COM oferece 12 consultórios e leitos e 22 poltronas para infusão de quimioterapia. Em salas humanizadas, com amplas janelas com vista para um jardim de inverno, o espaço assegura maior conforto e bem-estar aos pacientes que enfrentam essa difícil doença.

Conta ainda com todas as especialidades oncológicas, subespecialidades cirúrgicas, oncogenética e equipe multidisciplinar com fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, odontologia e serviço social.