Atualidades

Alunos da FEMPAR acompanham palestra sobre Marechal Rondon

Vida do Marechal do Paz foi contada por Maurício Melo de Meneses

18.05.202316h59 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Alunos da FEMPAR acompanham palestra sobre Marechal Rondon

O membro do Conselho Deliberativo do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) e antigo presidente da instituição, Maurício Melo de Meneses realizou, na última terça-feira, 16 de maio, uma palestra para estudantes de Medicina da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR), sobre a vida e obra do Marechal Rondon.

Meneses é autor do livro Rondon, o marechal da paz – A vida de um herói nacional contada por meio da Filatelia, lançado em setembro de 2022 pela Editora Mackenzie. Acompanharam a palestra 55 estudantes do primeiro período do curso de Medicina.

O convite para apresentar a palestra partiu da diretora da FEMPAR, Dra. Carmen Austrália Marcondes Ribas. “A ideia surgiu a partir do novo currículo, que possui uma unidade curricular do primeiro período que aborda profissionalismo e o papel social do médico. A palestra traz um conteúdo rico para a formação de nossos futuros médicos, ensinamentos motivadores onde se destaca a importância de fazer a diferença entre os iguais, conforme relatado por Maurício”, disse a diretora.

Também participaram o conselheiro do IPM, reverendo Juarez Marcondes Filho, que conduziu uma oração no início do evento; e o presidente da Academia Paranaense de Medicina e coordenador de pós-graduação lato sensu da FEMPAR, Dr. Jurandir Marcondes Ribas Filho.

“Uma palestra muito bem conduzida sobre este ser humano que é um exemplo para qualquer cidadão. Um conteúdo que merece ser mais conhecido de nossa população, por se tratar de uma pessoa reconhecida internacionalmente por sua atuação. Levar esse assunto para nossos estudantes ajuda na formação humanitária dos profissionais”, destacou.

Estímulo

Felipe Bernardo Costa Ramos, estudante do 5º período e presidente do Centro Acadêmico de Medicina Daniel Egg da FEMPAR, destacou a reflexão que a palestra proporcionou sobre a importância da liderança inspiradora e do papel do médico como agente de transformação na sociedade.

“Assim como o Marechal Rondon, os profissionais de medicina têm a oportunidade de impactar positivamente a vida de inúmeras pessoas. Agradeço ao Maurício por compartilhar seu conhecimento e entusiasmo em relação ao Marechal Rondon. Sua palestra foi um verdadeiro estímulo para minha jornada como estudante de Medicina, reforçando a importância de abraçarmos valores como empatia, inclusão e liderança”, disse.

Apresentação

Durante a apresentação, Maurício Melo de Meneses contou a história do personagem do livro como se fosse o próprio Marechal Rondon, recurso que torna a palestra mais interativa e interessante para o público.

“A trajetória de Rondon é fascinante, pois é uma história que tinha tudo para dar errado, em virtude de dificuldades enfrentadas, e ele acabou se tornando para muitos o maior brasileiro de todos os tempos”, disse Meneses.

Rondon, um herói pouco reconhecido nos livros de história, deixou um legado significativo para o Brasil. Ele liderou expedições pela Amazônia, acompanhando o presidente dos EUA na época, Theodore Roosevelt, e expandiu as linhas telegráficas pelo Brasil, que eram o principal meio de comunicação no período.

Contribuiu como cientista, mapeando vastas áreas inexploradas e catalogando espécies vegetais, animais e rios. Além disso, teve atuação pacificadora em relação aos índios, defendendo seus direitos, como expressou na famosa frase: "Morrer, se preciso for. Matar nunca".

“A vida e obra de Rondon tiveram tanto impacto na sociedade, que ele foi citado por figuras ilustres como Carlos Drummond de Andrade, Theodore Roosevelt, Darcy Ribeiro, Manuel Bandeira e ainda foi indicado por Albert Einstein para receber o Prêmio Nobel da Paz”, salientou Meneses.

“Rondonear”

Ao fim da palestra, Meneses apresentou aos estudantes o verbo “rondonear”, criado por Darcy Ribeiro, que significa fazer boas práticas, ter atitudes corretas, fazer a diferença, dar o seu melhor.

A organizadora do evento foi a professora Patricia Carla Zanelatto Gonçalves, que comentou sobre o desafio que é trabalhar o profissionalismo de maneira mais ampla com os alunos, sem se limitar às competências técnicas, mas abordando valores também.

“Responsabilidade, comprometimento e empatia são difíceis de ensinar através de modelos teóricos. Mas, este desafio foi alcançado com a brilhante apresentação do Maurício Melo de Meneses. Ele não só nos brindou com conhecimentos interessantíssimos sobre a vida deste Marechal da Paz, como encheu nossos corações com inspiração. Queremos todos rondonear”, declarou Patrícia.