14.01.2026 - EM Universidade

Letícia Chang, sob orientação de Jonathas Cotrim

"Ensino à distância permite flexibilidade nos estudos "

Ewerton Araújo, aluno da Graduação Digital da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), escolheu realizar sua formação na modalidade EaD para conseguir conciliar sua vida profissional com os estudos. O método de educação à distância (EAD) foi popularizado após a pandemia, e continua sendo procurado por estudantes que buscam flexibilidade e praticidade em suas rotinas. 

Ewerton mora nos Estados Unidos e sentiu a necessidade de realizar uma segunda graduação em Marketing, devido a rápida atualização da área e a sensação de atraso em relação ao mercado de trabalho. “Marketing é uma área que muda muito rápido. Não é possível se formar em uma determinada época e não acompanhar as transformações do mercado”, contou.

Nos EUA, ele atua em projetos voltados para a América Latina, em que lidera e atua em programas voltados à região. Então, resolveu manter uma conexão acadêmica com o Brasil. “O Mackenzie sempre foi uma instituição de referência para mim, especialmente pela qualidade acadêmica e pela visão estratégica voltada tanto ao mercado brasileiro quanto global”, destacou. 

Com a correria da rotina, o ensino à distância foi essencial para Ewerton. Ele evidenciou a flexibilidade como um fator determinante para manter a consistência nos estudos sem comprometer sua performance profissional. “Ela me permitiu conciliar trabalho, viagens internacionais e estudos de forma totalmente alinhada ao meu fuso horário e à minha localização”, disse.

Próximo a finalização de seu curso, Ewerton retornou ao Brasil para realizar o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), que para ele era primordial por se tratar de uma avaliação de peso nacional que reflete a qualidade do ensino e conteúdo acadêmico. Ele reforçou sua dedicação à prova para contribuir à universidade. “Mesmo após a conclusão do curso, faço questão de manter esse vínculo e colaborar para que a instituição continue alcançando os melhores resultados nos rankings educacionais”, ressaltou. 

Ewerton destacou que o formato digital elimina barreiras na educação e democratiza o acesso ao conhecimento, ampliando oportunidades profissionais em escala global. “A educação digital tem o poder de transformar vidas, porque o conhecimento abre portas”, finalizou. 

Chegou a sua hora!  

O Processo Seletivo Graduação Digital Mackenzie 2026.1 está aberto! As inscrições para o programa podem ser realizadas até o dia 06 de fevereiro, clique aqui. 

Serviço

Inscrições para o Processo Seletivo Graduação Digital Mackenzie 2026.1

Data: Até 06 de fevereiro

Inscrições: clique aqui.

Edital: clique aqui.