Cultura

Vídeo histórico celebra 150 anos do Mackenzie

Com roteiro repleto de surpresas, peça audiovisual é um marco do sesquicentenário da instituição

22.06.202113h01 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Vídeo histórico celebra 150 anos do Mackenzie

Já está disponível, no YouTube, o vídeo comemorativo que celebra os 150 anos de história do Mackenzie, comemorado no biênio 2020/2021. A peça audiovisual contém diversas alusões históricas da instituição e é capaz de revisitar a trajetória e o caráter do significado de ser um mackenzista.

Fundado em 1870 por George e Mary Ann Annesley Chamberlain, o Mackenzie começou como uma pequena escola na sala de estar do casal, por iniciativa de Mary Ann. Os dois missionários presbiterianos, que vieram dos Estados Unidos para o Brasil anos antes com a missão de levar a bíblia ao conhecimento de todos, perceberam a necessidade de disponibilizar conhecimento e alfabetização de maneira ampla e sem distinções. Por isso, o Mackenzie se tornou uma das primeiras instituições de ensino do Brasil a ter, em suas salas de aulas, alunos de todas as etnias e credos, mantendo unidos meninos e meninas, ao contrário do método que separava as crianças por sexo, poder aquisitivo etc., que imperava na época.

Tal idealismo imprimiu no Mackenzie sua capacidade de estar à frente do seu tempo. O pioneirismo e habilidade de se reinventar ao longo dos anos são marcas reconhecidas por todos. 

O pequeno colégio passou, no ano seguinte, a ser identificado como Escola Americana, pelo seu método diferenciado. Nos anos seguintes, mudando de localização, mas sempre na cidade de São Paulo, a instituição cresceu e ganhou projeção, sendo conhecida dentro e fora do Brasil.

Foi essa fama que alcançou John Theron Mackenzie, advogado norte-americano que amou o Brasil sem nunca visitar o país e que deixou, em testamento, um aporte financeiro considerável para que fosse construída, a partir do colégio dos Chamberlain, uma das primeiras Escolas de Engenharia do país. O filantropo e suas irmãs realizaram a doação que seria o embrião da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) - reconhecida em 1952, por decreto do então presidente Getúlio Vargas.

Ao longo do tempo, a pequena escola do casal Chamberlain se desenvolveu e acompanhou o crescimento da cidade de São Paulo e do Brasil. E tudo isso sem perder de vista suas raízes confessionais, pois desde sua fundação, o Mackenzie enxerga e prioriza o ser humano por inteiro, no pleno desenvolvimento de suas capacidades físicas, intelectuais e espirituais. O ensino confessional cristão reformado, pautado nos ensinos e mandamentos de Cristo, não é apenas o diferencial, mas o norte que rege e orienta toda a instituição, possibilitando o pioneirismo, sem se esquecer da sua tradição.

Para conhecer um pouco mais dessa instituição de um século e meio, assista, abaixo, ao vídeo comemorativo que capta momentos e sentimentos únicos dessa trajetória. Em dois minutos, vamos viajar pela história e pela formação do espírito mackenzista. Um olhar para o futuro sem perder de vista a própria tradição. Não deixe de conferir.

<iframe allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen frameborder="0" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/reJ5Z65rCYo" title="YouTube video player" width="560"></iframe>

Momentos marcantes

Além de captar todo sentimento do que é ser parte do Mackenzie, o vídeo contém alguns momentos marcantes, referências e alguns easter eggs, que evidenciam fatos importantes da nossa história. Você conseguiu captar todos? Não? Então fique ligado nas nossas próximas publicações, pois faremos uma série especial apontando esses presentes escondidos na produção.


Related News