Chancelaria

Teologia Pública é tema de palestra no Mackenzie

Evento contou com a participação de preletores estrangeiros

17.10.202216h02 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Teologia Pública é tema de palestra no Mackenzie

O curso de Teologia do Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realizou, na última sexta-feira, 07 de outubro, a Conferência Teologia Pública no Século XXI, voltada para estudantes, professores e pesquisadores da área teológica. O encontro contou com a participação de dois preletores estrangeiros.

A Conferência foi dividida em dois momentos: a primeira palestra foi feita pelo professor, Mathew Kaemingk, diretor do Richard John Mouw Institute of Faith and Public Life, da Califórnia, Estados Unidos. No segundo momento, a palestra foi proferida pelo diretor do Instituto de Pesquisa sobre Neo-Calvinismo, da Holanda, professor George Harinck.

O chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro, explicou que trazer os dois preletores estrangeiros faz parte de um compromisso da Chancelaria de se importar com a qualidade do ensino e pesquisa na área teológica. “É um compromisso da Chancelaria de abençoar e dar apoio ao CEFT e ao curso de Teologia e a tudo, dentro da unidade, que seja interessante como conteúdo, principalmente se for de natureza confessional”, declarou.

Para o coordenador do curso, professor Sérgio Ribeiro, o estudo da Teologia Pública é um ramo recente na área. “A nossa fé tem respostas para muitas questões que são levantadas dia a dia, por conta da própria existência humana, seus dramas e seus problemas. A nossa teologia não pode ser algo estático, mas sim alcançar vidas e mudar realidades”, apontou.

Mathew Kaemingk explicou que Teologia Pública diz respeito sobre seguir a Cristo e ser um cristão nas mais diversas instâncias da vida comum, como política, economia, poesia e até mesmo a moda. “É fácil ser cristão apenas no domingo, a dificuldade é seguir a Cristo na segunda-feira”, apontou.

Além disso, o professor norte-americano apontou que não existe uma unidade na Teologia Pública, com cada denominação dando uma direção para essa área, mas que existem quatro pontos em comum entre os pesquisadores: o Evangelho Público, a necessidade de se ouvir as cidades, falar com aqueles que não são cristãos, e a busca pela prática da fé.

“As boas novas de Jesus não são apenas sobre a minha vida e meu coração, mas para a vida cotidiana. Então, como me comportar em todas as áreas da vida é respondido pelo fato de todo meu ser pertence a Ele”, disse Kaemingk.

Já o professor George Harinck trouxe alguns apontamentos sobre neo-calvinismo e a ideia de Sociedade Plural. “O debate deve ser sobre ter diferentes opiniões, com um lado excluindo o outro e isso não é justo. Temos opiniões em nosso país e deve haver espaço para todas elas serem ouvidas”, declarou o docente.