Cultura

Sistema Mackenzie de Ensino celebra 20 anos durante a Jornada Pedagógica 2024

Nova plataforma para escolas parcerias foi lançada durante o evento

24.01.202415h55 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Sistema Mackenzie de Ensino celebra 20 anos durante a Jornada Pedagógica 2024

O Sistema Mackenzie de Ensino (SME), do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), completa 20 anos de história e capacitação pedagógica para escolas de todo o Brasil, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Apoiado na cosmovisão cristã, o SME possui mais de 530 escolas parceiras, alcançando mais de nove mil professores e mais de 100 mil estudantes.  

“Nossos pilares embasam uma história que perdura por duas décadas, com pioneirismo, pois somos o primeiro sistema de ensino no Brasil com tradição, que traz um legado educacional e missional”, afirmou a coordenadora de Capacitação Pedagógica do SME, Viviane Nery Lacerda.  

Como parte da comemoração, o SME realizou nesta terça-feira, 23 de janeiro, a Jornada Pedagógica 2024, com o tema Educação 360° - Formação para uma vida integral. Uma programação especial foi montada para receber mais de 60 escolas do SME, incluindo o lançamento da plataforma MackEnsina, ambiente educacional inovador que concentra uma variedade de recursos didáticos, proporcionando uma experiência enriquecedora aos usuários. 

“Acreditamos que falar de educação 360° não pode ser feito sem o primeiro olhar do nosso Senhor Jesus, que veio na intenção de que a nossa vida fosse uma vida completa, primeiro em nós, educadores, e depois nos nossos alunos”, disse a gerente do SME, Márcia Regis, sobre a escolha do versículo bíblico - ‘[...] eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância’ - para embasar o trabalho realizado durante a Jornada Pedagógica. 

O diretor de Educação, José Paulo Fernandes Junior, representando o diretor de Estratégia e Negócios, André Ribeiro, lembrou a importância de eventos como a Jornada Pedagógica, que “a cada ano torna-se mais significativo, com temas que são discutidos e servem de reflexão, engrandecendo a educação básica e fortalecendo os valores primordiais para o Mackenzie”. 

O presidente do IPM, Milton Flávio Moura, falou sobre a consciência que o Mackenzie tem sobre Deus ter concedido vidas “para que a gente possa conduzir, usando esse sistema de ensino para que seja instrumento, não somente de construção de conhecimento, mas de edificação”. 

Ainda durante a manhã, o chanceler do Mackenzie, Robinson Grangeiro Monteiro, ministrou a palestra Impacto da visão de mundo cristã na formação integral do estudante. “O Mackenzie acredita que tem uma melhor base epistemológica, uma melhor base filosófica e, por isso, pode oferecer os melhores enquadramentos e propostas pedagógicas para o seu ensino, porque não desconsidera a metafísica, nem a física”, disse o chanceler.  

Na parte da tarde, a programação ficou por conta da implantação de novas escolas ao SME. 

MackEnsina 

“A plataforma foi desenvolvida para atender às necessidades específicas de nossos professores, gestores, alunos e instituições de ensino. Vídeos didáticos, exercícios práticos e material de apoio estão integrados, permitindo que o usuário explore os conceitos de forma dinâmica e participativa”, destacou  a coordenadora de Tecnologia Educacional do SME, Lucilene Campanholo.

A identidade mackenzista está presente na plataforma, com sua história, cultura e valores alinhados e refletidos nos conteúdos personalizados e materiais didáticos, a partir de recursos educacionais exclusivos com parceiros como a Evolucional e a Plurall. Outro ponto importante é o design intuitivo e gamificado da MackEnsina.  

“Ao implementar a gamificação na nossa plataforma, podemos proporcionar um ambiente mais dinâmico e interativo, que leva o usuário a explorar de maneira contínua”, apontou a coordenadora. Também é possível a entrega imediata de feedbacks, ferramenta fundamental para aprimorar as práticas pedagógicas. “Esse processo torna a experiência de aprendizagem mais interessante e contribui para o desenvolvimento profissional contínuo dos educadores, resultando em maior benefício para as escolas parceiras”, completou a coordenadora. 

Destaques  

Conheça os principais destaques da nova plataforma:  

  1. Integração com a Plataforma Plurall: o acesso ao Plurall será feito dentro da MackEnsina, com apenas um login e senha.  
  2. Academia SME: área dedicada à formação de professores e gestores, oferecendo cursos de aperfeiçoamento pedagógico com conteúdo personalizado para cada segmento e área do conhecimento.  
  3. SME Cast: uma série de videocasts abordando diversos temas, proporcionando reflexões no âmbito educacional através de entrevistas com especialistas da área.  
  4. Livro Digital Mackenzie: todos os livros didáticos reunidos em um único lugar para facilitar o acesso e consulta.  
  5. MackEnem: espaço dedicado para professores e alunos, permitindo o acesso fácil a todos os recursos e dados relacionados ao material MackEnem. 
  6. MackPlay e MackPlay Kids: acesso a um catálogo diversificado de vídeos, lives, webséries e muito mais, produzidos em parceria com a MackPlay.  
  7. SMEFeed: área com conteúdo dinâmico e continuamente atualizado com temas diversos escritos por autores do SME.