Saúde e Bem-Estar

Saúde e bem-estar: sete dicas para manter a saúde da pele em dia

Separamos sete importantes passos para cuidar da pele de forma saudável e eficaz

22.03.202316h10 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Saúde e bem-estar: sete dicas para manter a saúde da pele em dia

Os cuidados com a pele são essenciais para manter a saúde em dia. Por isso, é necessário ter cautela com receitas caseiras e dicas da internet.

Diferentes tipos de pele requerem atenção específicas, como tratamento para peles acneicas ou hidratação extra para peles secas, no entanto, existem algumas regras universais para a saúde dermal. Pensando nisso, separamos 7 importantes passos para cuidar da pele de forma saudável e eficaz, seguindo direcionamentos do médico dermatologista e professor de Dermatologia do curso de Medicina, da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR), Dr. Lincoln Fabricio.

Hidratação

Mesmo com a pele acneica ou oleosa, a hidratação é um dos mais importantes passos para o cuidado completo da pele. Sem ela, a pele se torna mais áspera, perde o viço e fica mais suscetível a queimaduras e hipersensibilidade. A pele desidratada não consegue produzir a quantidade necessária de cútis, deixando-a sensível para vírus, bactérias, fungos e poluentes presentes no ar.

Para manter a hidratação em dia, o recomendado é tomar aproximadamente 2 litros de água diariamente. Um hidratante externo também é recomendado para áreas do corpo mais secas ou com constante fricção, como os cotovelos, virilha, axilas e joelhos.

“A hidratação da pele com produtos adequados – e hoje há veículos específicos para diferentes tipos de pele, até para as oleosas – diminui muito processos inflamatórios, como eczemas, por exemplo”, afirma o dermatologista.

Limpeza

Limpar a pele é um dos passos essenciais para manter a saúde, pois evita impurezas, excesso de oleosidade, bactérias e outros microrganismos. Para manter o bem-estar da pele do rosto, o ideal é usar sabonetes específicos com o pH adequado. Já para o banho, o dermatologista recomenda que a água seja morna ou fria, evitando ressecamento ou queimaduras.

Também é importante lembrar que o excesso de limpeza pode trazer malefícios, e que o recomendado é apenas um banho por dia (exceto em casos extremos, como atletas ou profissionais que fazem muito esforço físico).

Já para pessoas que estejam tratando dermatite atópica, é recomendável o uso de sabonetes com pH neutro ou mais ácido que alcalino.

Filtro solar

O uso diário do protetor solar é um dos passos primordiais para o tratamento da pele. A proteção contra a radiação solar previne ressecamento, envelhecimento precoce, queimadura e até o câncer de pele. O produto deve ser utilizado mesmo em dias nublados, e é recomendado que seja acima do fator 27 para garantir o efeito de proteção.

“O sol em excesso pode ser responsável por até 85% dos sinais de envelhecimento da pele”, afirma Fabricio. “Quando falamos de câncer da pele, é um assunto que produz impacto negativo, mas se mostramos a necessidade da fotoproteção para a diminuição do envelhecimento, nossa mente acata melhor a mensagem positiva e, com isso, a adesão à fotoproteção se torna maior”.

Alimentação

Tão importante quanto a hidratação, a alimentação balanceada pode melhorar o aspecto da epiderme. “Somos muito do que comemos, e isso também vale para a pele”, destaca o especialista. Por isso, a maior ingestão de alimentos com vitaminas como a vitamina D, que acelera a renovação da pele, e a vitamina E, que atuam como antioxidantes, são essenciais para garantir uma pele bonita e saudável.

Roupas

Você sabia que as roupas podem interferir no seu cuidado com a pele? Em dias quentes, é recomendado utilizar roupas leves e frescas, como algodão e malha para deixar a pele respirar e não acumular suor durante o dia.

Exposição ao sol

Junto ao protetor solar, o melhor jeito de prevenir o amadurecimento da pele e um eventual câncer, evitar a exposição solar em horários de alta radiação - entre às 10h e 16h - é uma maneira efetiva de cuidar da pele.

Embora a exposição solar seja inevitável, existem algumas maneiras de se proteger. Bonés e camisas de proteção UVA e UVB são aliadas em dias em que você irá passar longas horas debaixo do sol.

Skincare e rotina de cuidados

Estabelecer uma rotina de cuidados com a pele em casa é fundamental para manter a saúde dermal. Higienização, esfoliação, hidratação e protetor solar são alguns passos básicos para todos aqueles que possuem interesse em cuidar da pele.

Para as mulheres, também é importante relembrar que a remoção da maquiagem é fundamental para que o produto não se acumule na pele. Com a ajuda de um sabonete especial para a pele do rosto ou um removedor de maquiagem, é simples manter o trato diário. Todos esses cuidados são aliados no tratamento de oleosidade, acne, manchas e ressecamento da pele.

É importante frisar que todos os passos para a saúde da pele devem ser acompanhados junto a um dermatologista.