Racismo e sociedade durante a pandemia é tema do Diálogos

Evento da pós-graduação em Letras do Mackenzie discutiu sobre a pauta antirracista e a desigualdade social

03.07.202012h21 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Racismo e sociedade durante a pandemia é tema do Diálogos

Nesta quinta-feira, 02 de julho, foi realizado a segunda edição do programa Diálogos, série de encontros virtuais organizados pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). O tema da noite foi Sociedade em Tempos de Pandemia, que procurou discutir questões relacionadas a racismo e identidade, principalmente durante a pandemia provocada pelo coronavírus. O vídeo está disponível no Youtube

O evento realizou uma conversa com o diretor da Halle Institute for Global Research Emory University, Jeffrey Lesser, especialista em questões migratórias e de identidade. Em uma de suas respostas, o professor classificou que o movimento antirracista é mais do que um discurso, mas implica uma ação, principalmente por parte de pessoas que têm o privilégio de não sofrerem o racismo. 

“Ser antirracista é mais do que uma fala ou um comportamento, é uma tentativa de usar o privilégio para mudar estruturas. Precisamos assumir responsabilidades neste sistema desigual”, declarou Lesser. 

Ao longo do debate, o professor comparou as situações entre as lutas antirracistas no Brasil e nos Estados Unidos. Como professor, ele afirmou que procurou distribuir bolsas de estudos para seus alunos, mesmo que estes permanecessem nos Estados Unidos, como forma de ajudar estudantes com menores condições financeiras.  

Um outro elemento discutido foi sobre como a pandemia do coronavírus deixou evidente o abismo social que é fruto do racismo estrutural. “A pandemia não criou nada. A crise aumentou as desigualdades e levou para nossas casas desigualdades que estavam escondidas”.

Além de Lesser, o Diálogos desta quinta-feira contou com a presença do professor do PPGL, Alexandre Bueno, e da coordenadora do programa, Regina Pires de Brito.

Na próxima semana, o Diálogos terá como tema Literatura e Pensamento Crítico e contará com a presença do escritor Tiago Ferro, vencedor do Prêmio Jabuti 2019. Fiquem ligados!