Atualidades

Panorama do urbanismo social é pauta em evento de Arquitetura

Conceito é levar a Universidade para além dos escritórios

27.09.201917h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Panorama do urbanismo social é pauta em evento de Arquitetura

O saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), recebeu na tarde de quinta-feira, dia 26, o evento Aquece Hackathon - Urbanismo Para Todos. O termo Hackathon é definido como uma atividade em que determinado grupo deve identificar um problema e apresentar soluções, com o suporte da tecnologia.

Com o propósito de discutir urbanização social, diversidade no planejamento urbano, transformação de território e engajamento do espaço urbano, o evento contou com a participação de alunos e moradores do Jardim Lapenna, região da zona extremo-leste de São Paulo, objeto de estudo de alguns professores que compuseram a mesa. 

Os professores de Arquitetura Carlos Leite, Celso Sampaio e Daniela Getlinger compartilharam suas experiências como profissionais de atuação nos espaços urbanos. Também foram apresentados trabalhos de alunos sobre transformação de espaços. “O difícil foi fazer uma seleção desse material porque é um trabalho que começou pequeno, veio crescendo, começou como uma optativa no 6º, 7º e 8º semestre aqui da faculdade no ano passado, e alguns alunos se interessaram em continuar e hoje tenho trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica e o meu próprio doutorado que é nesse território, então é um projeto coletivo”, disse Daniela Getlinger sobre a ação relacionada ao Jardim Lapenna.

O bate-papo teve ainda a participação de Gabriela de Matos, arquiteta e fundadora do Arquitetas Negras e a mediação de Tomas Alvim, co-fundador das plataformas Arq. Futuro e Por Quê?. Outra questão tratada foi como reduzir a desigualdade socioespacial por meio da transformação de território em um trabalho conjunto entre comunidade, poder público e iniciativas de universidades.

O Aquece Hackathon - Urbanismo Para Todo foi considerado uma preparação para Se Esse Bairro Fosse Nosso - ideias, desejos e soluções para o Jardim Lapenna, que será realizado nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro no próprio bairro. A ideia é aplicar os resultados positivos deste movimento em outros bairros semelhantes da cidade.