Tabuleiro de xadrez com suas peças.
Esporte

Mackenzista compete em Mundial Universitário de Xadrez

Julia Alboredo conquista 4º lugar no WUC Chess 2018 individual

19.09.201817h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzista compete em Mundial Universitário de Xadrez

A estudante de Química da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Julia Alboredo, participou nesta última terça-feira, 18 de setembro, do Mundial Universitário de Xadrez - WUC Chess 2018. A mackenzista competiu nas categorias individual e de equipe, ao lado de outros atletas brasileiros.

Na categoria de equipe, o grupo de brasileiros do qual Julia fazia parte chegou à final do torneio em 3° lugar. Já na individual, ela alcançou a 4ª colocação no Mundial. No próximo sábado, 22 de setembro, a atleta representará o Brasil nas Olimpíadas de Xadrez em Batumi, na Geórgia.

“Confesso que meu desempenho foi acima do esperado. Logo na segunda rodada, empatei com a campeã do torneio, que era bem mais forte. Depois, consegui ganhar partidas decisivas e alcancei o 4º lugar”, nos contou Julia, que também comentou sobre sua participação nas Olimpíadas. “Representar o Brasil é sempre uma honra muito grande e esperamos melhorar a colocação dos anos anteriores”.

O WUC Chess 2018, competição realizada pela Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU), ocorreu no hotel Real Praia, situado em Aracaju, capital de Sergipe, e reuniu competidores de 13 países: Argentina, Brasil, China, Eslováquia, Eslovênia, França, Índia, Peru, Polônia, República Tcheca, Sérvia, Sri Lanka e Suíça.

O amor pelo xadrez

O relacionamento de Julia com o xadrez começou pelo gosto de seu pai pelo esporte, que foi quem a incentivou, desde os cinco anos de idade, ela já jogava. Foi impulsionada pela escola em que estudou -  jogo de tabuleiro foi uma disciplina obrigatória - e disputou com apenas sete anos seu primeiro campeonato.

Atualmente, é campeã brasileira e faz parte do time de xadrez da UPM. Disputou o  Paulista Universitário e os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) - saiu vitoriosa em ambos os torneios. Além do xadrez, a atleta também pratica outros esportes, como tênis e vôlei.

Vendo a baixa quantidade de mulheres no esporte, criou o projeto Damas em Ação, com objetivo de incentivar a inclusão feminina no xadrez.

Saiba mais sobre Julia e seu projeto aqui