Atualidades

Mackenzie Campinas promove Colóquio para debater conflito entre Rússia e Ucrânia

Evento acontece nos dias 10, 11 e 12 de maio, das 19h às 21h

05.05.202219h43 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie Campinas promove Colóquio para debater conflito entre Rússia e Ucrânia

Em meio ao conflito entre Rússia x Ucrânia, inúmeros questionamentos podem vir à nossa cabeça: “O que um combate, do outro lado do mundo, tem a ver comigo?”. “Como isso pode impactar a minha vida?”. “Quais os motivos pelo qual o conflito acontece?”. Então, pensando em responder a essas perguntas, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Campinas, organiza o Colóquio Internacional O Conflito Rússia e Ucrânia e seus impactos, que acontece nos dias 10, 11 e 12 de maio, das 19h às 21h.

A ação tem como pano de fundo as diversas reflexões baseadas na complexidade do mundo BANI (acrônimo inglês das palavras Frágil, Ansioso, Não-linear e Incompreensível), bem como suas conexões cada vez mais globalizadas.

Segundo Márcia Carneiro Leão, mediadora dos debates e professora de Direito Internacional da UPM Campinas, a ideia do Colóquio surge a partir de uma série de dúvidas quanto às causas e legalidade do conflito e os impactos das sanções econômicas impostas pelos diversos países no contexto global. Além disso, a crise se depara com uma nova perspectiva no panorama mundial: o aumento no deslocamento de pessoas, seja por serem refugiadas ou por conta graves impactos ambientais, a exemplo daqueles decorrentes das mudanças do clima.

“Abordar essa crise humanitária mostrou-se muito importante, pois temos a oportunidade de preparar nossos alunos pra refletir sobre uma nova realidade mundial, que é a convivência de comunidades assentadas com grupos que se deslocam entre fronteiras buscando sobrevivência”, afirma a professora Márcia.

O debate será aberto ao público, apenas no formato on-line. Os alunos do Mackenzie poderão acompanhar presencialmente.

Confira a agenda

Dia 10.05: Conferência com o prof. Dr. Salem Nasser, da FGV, que irá palestrar sobre “O conflito do ponto de vista da sociedade internacional”;
Dia 11.05: a Profa. Dra. Carolina Claro, da UnB, abordará “A crise humanitária global”, contando com o depoimento do Rev. Fábio Diniz Pinto, que está em missão nas zonas de conflito;
Dia 12.05: No encerramento, o prof. Giuliano Contento, Livre Docente da UNICAMP, falará sobre “Embargos econômicos, sanções e os países em Desenvolvimento”.

A conferência será transmitida pelo canal do Mackenzie Campinas no YouTube. Para acessar, basta clicar aqui.

Serviço
Colóquio Internacional “O Conflito Rússia e Ucrânia e seus impactos”
Data:
10, 11 e 12 de maio
Horário: das 19h até às 21h
Transmissão: YouTube do Mackenzie Campinas