HUEM celebra 4 anos do Serviço de Cuidados Paliativos Adultos

Equipe multidisciplinar presta atendimentos humanizados a pacientes e famílias no enfrentamento de diversas doenças

19.01.202417h10 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

HUEM celebra 4 anos do Serviço de Cuidados Paliativos Adultos

No próximo sábado, 20 de janeiro, o Serviço de Cuidados Paliativos Adultos do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) completa quatro anos de atuação. Neste período, mais de três mil pacientes foram atendidos. Focada na atenção humanizada desde a sua criação, esta equipe tem desempenhado um papel relevante na promoção da qualidade de vida de pacientes e seus familiares diante de diversas doenças. 

Seguindo a definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), os cuidados paliativos envolvem uma abordagem integral, proporcionando alívio da dor e de outros sintomas, além de suporte espiritual e psicossocial. Esses cuidados tornaram fundamental a composição de uma equipe multidisciplinar, que inclui médicos, enfermeira, assistente social, psicóloga, dentista, capelã, fisioterapeuta, farmacêutica e nutricionista.  

De acordo com o médico paliativista e coordenador do serviço, Jonathan Vinicius Lourenço, é importante estender esse cuidado não apenas ao paciente, mas também aos familiares, inclusive após o falecimento, oferecendo apoio durante o processo de luto.  “Algumas vezes não há o que fazer pela doença do paciente. Todavia, sempre há o que ser feito para dar acolhimento e conforto pelo ser-humano que está ali. E esse cuidado também alcança os familiares”, ressalta. 

Com objetivo de assegurar as melhores condições possíveis, o setor reúne-se semanalmente para discutir caso a caso a situação dos seus pacientes. É neste aspecto humanizado que o HUEM se destaca, afastando-se da medicina paternalista e mercantilista que visa o lucro. A atenção é voltada para o ser integral, não enxergando somente a doença, mas sim a pessoa como um todo, sua biografia, seus valores, crenças, respeito à autonomia e tudo que envolve seu contexto histórico. 

As dimensões psicoemocionais, sociofamiliares e espirituais e outros aspectos integrais da vida do paciente, são considerados essenciais, como a questão da dieta de conforto, que pode conectar o paciente às lembranças e memórias afetivas através da alimentação. 

 
Formação 
O serviço de Cuidados Paliativos Adultos do HUEM foi o primeiro do estado do Paraná a implantar a formação em Medicina Paliativa, e está entre os mais referenciados do Brasil. Atualmente, ele oferece duas vagas por ano para a especialização que tem a duração de dois anos. Com isso, já são três médicos paliativistas formados e outra médica em formação.  

“Recebemos mensalmente uma grande quantidade de médicos para estudar. Profissionais da própria instituição, de outros hospitais de Curitiba e também de instituições de cidades do interior e até de outros estados do país”, afirma Lourenço. 

Os cuidados paliativos também estão presentes como disciplina obrigatória para os alunos do 8º período do curso de Medicina da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR). A ideia é formar médicos competentes tecnicamente, mas com olhar humanizado à pessoa doente, para que exerçam a medicina com empatia e compaixão. 

“Se um dia você ou alguém que você ama enfrentar uma doença grave e ameaçadora da vida, independente se curável ou não, tratável ou não, reversível ou não, peça atendimento dos Cuidados Paliativos. Porque onde existe sofrimento, cabem Cuidados Paliativos”, salienta Lourenço. 

 
Conheça os profissionais que compõe a equipe de cuidados Paliativos Adulto do Hospital Mackenzie: 

  • Jonathan Vinicius Lourenço: médico Paliativista e coordenador do serviço de Cuidados Paliativos adultos 

  • Marinete Franco: enfermeira Paliativista  

  • Lisiê Bicalho: médica Paliativista 

  • Carolina Capeletto: médica Paliativista  

  • Claudio Godoy: médico Paliativista  

  • Silvia Cristina: psicóloga com formação em Cuidados Paliativos 

  • Elaine Ribas: assistente social com formação em Cuidados Paliativos 

  • Heera Yoo: dentista 

  • Nathana Albuquerque: farmacêutica  

  • Carolina Stempkoski: nutricionista 

  • Letícia Saboya: médica residente em Medicina Paliativa  

  • Cintia Picharski: fisioterapeuta 

  • Mislaine Pacheco: fisioterapeuta 

  • Elenice Barros: capelã