Faculdades

Faculdade Mackenzie Brasília dialoga sobre saúde mental com estudantes

Roda de conversa, denominada MackTalks, foi a concretização prática da conscientização promovida pelo Setembro Amarelo

04.10.202319h01 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Faculdade Mackenzie Brasília dialoga sobre saúde mental com estudantes

Mais do que somente colocar fitas amarelas pelas dependências do prédio, mudar a identidade visual do site institucional com o tema ou lotar as redes sociais com frases motivacionais, a equipe da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB) promoveu uma ação diferente para cumprir o objetivo do Setembro Amarelo. 

O lema escolhido focou em uma passagem bíblica sobre fé e resiliência, mensagens tão importantes nos momentos de dificuldade. "Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo" (Romanos 15:13). E, para celebrar o versículo sobre a crença na melhora e, em conformidade com o objetivo da campanha, foi realizada uma roda de conversa. 

Durante os dois turnos, matutino e noturno, na última quinta-feira, 28 de setembro, os alunos encontraram-se para participar do momento. A professora Juliana Tesolin, que está habituada a estruturar diversos projetos, organizou o diálogo coletivo e convidou alguns profissionais para coordenar o debate. 

Tratando da depressão e demais questões psicológicas segundo a ótica da religião, estava o professor de filosofia e reverendo Júnior César. A psicóloga e coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) Cristiane Belardinelli, explicou um pouco mais sobre a importância de um tratamento profissional. 

Concluindo as apresentações, teve ainda uma aluna que, por ser também bombeira, se voluntariou para conversar com os presentes sobre a rotina e as experiências da atuação no Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. Ela explicou como estes profissionais podem ser acionados para ajudar em situações de emergência e as formas de lidar ou abordar alguém que esteja precisando de ajuda. 

O retorno dos estudantes sobre a ação foi positivo. Muitos compartilharam experiências pessoais e tiraram algumas dúvidas sobre o tema. O debate foi enriquecido pelo clima acolhedor da proposta de realizar o primeiro MackTalks. A partir deste ano, essa iniciativa pode se tornar uma tradição na faculdade.