Drive-Thru Solidário arrecada 2,6 toneladas de alimentos em doações

Evento foi feito como parte da tradicional recepção aos novos alunos do Mackenzie

01.09.202016h10 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Drive-Thru Solidário arrecada 2,6 toneladas de alimentos em doações

Como parte dos eventos da Recepção Solidária aos novos alunos, e seus responsáveis, do semestre 2020/2, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC), em parceria com o Mackenzie Voluntário e com os Diretórios Acadêmicos mackenzistas, realizou o Drive-Thru Solidário nos dias 15 e 22 de agosto. A ação visava arrecadar alimentos, roupas e itens de higiene para doar a instituições de apoio a pessoas carentes e também distribuir os kits de calouros, dando boas-vindas aos novos mackenzistas. Ao todo, foram arrecadados 2,6 toneladas de doações e foram entregues cerca de 600 kits para calouros .

No último dia do evento, a ação foi realizada nos três campi da UPM, em Higienópolis, Campinas e Alphaville. Os alunos passavam de carro ou a pé, acompanhados de amigos, familiares e até mesmo de seus pets, e recebiam o kit de boas-vindas, além de poderem doar os itens citados. O Drive-Thru Solidário foi realizado por conta das medidas de distanciamento social provocadas pela pandemia de covid-19. 

O objetivo, além da ação solidária, era permitir que os novos estudantes tivessem um primeiro contato com a Universidade. A caloura de Direito, Debora Fernandes Santos, passou com a família para deixar sua doação e deixou bem evidente a empolgação com o começo do curso. “É legal saber que estamos entrando na faculdade, é difícil por estarmos a distância, mas achei legal a iniciativa de fazer uma recepção ajudando ao próximo e fazendo uma comemoração para os 'bichos'”, disse. A nova aluna chegou orgulhosa ao evento, com a palavra “Mack” pintada na testa.

“A família mackenzista é solidária, a recepção tinha que ser calorosa e tinha de mostrar que estamos ajudando o próximo”, diz a assistente de Projetos Sociais do Mackenzie Voluntário, Helena de Oliveira. O evento contou com a participação e apoio intenso dos Diretórios Acadêmicos: DCE, CAHL, CAJMJR, CALPJR, DAEG e DATEM. 

Para o coordenador de Programas e Projetos de Extensão da PREC, professor Cristiano Camilo Lopes, fazer um ação solidária como um primeiro contato do aluno com a Instituição foi uma oportunidade de apresentar o espírito mackenzista para os calouros, inlcusive com a participação dos veteranos dos Diretórios. “Diz respeito ao DNA do Mackenzie de não só olhar para as questões internas, como também ser sensível à realidade à nossa volta, às demandas da sociedade”, afirma. 

O gerente de Responsabilidade Social do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), reverendo Joer Correia Batista, acredita que o Drive-Thru é uma oportunidade de aprendizado para os alunos, para que eles “desenvolvam como uma característica pessoal e profissional, em que contribuem com tempo, conhecimento, serviço e bens para atender e lidar com problemas que estão em nosso entorno e são nossos também”, conclui.


Ao longo do semestre, enquanto a pandemia perdurar, a ideia do Mackenzie Voluntário é realizar novas edições do Drive-Thru Solidário, porém com apoio de outras unidades do Mackenzie, como o Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM).