Responsabilidade Social

Ação solidária para doação de casacos e cobertores marca edição 2021 do INTERMACK

Iniciativa faz parte de Prova Solidária dos jogos escolares do Mackenzie Brasília

09.06.202112h12 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Ação solidária para doação de casacos e cobertores marca edição 2021 do INTERMACK

Em um dos períodos de temperaturas mais baixas no Distrito Federal, o Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília Internacional (CPMB), em parceria com o Mackenzie Solidário e com o MackSports, como é conhecida a área responsável pela gestão das atividades esportivas do Colégio, convoca a população para a doação de roupas e cobertores em bom estado de conservação, até o dia 25 de julho. Os itens serão repassados à Associação dos Voluntários Pró-Vida Estruturada (Viver) e à Villa Samaritana, organizações que atendem moradores da Cidade Estrutural e do Córrego do Arrozal, regiões com altos índices de vulnerabilidade social. A ação acontece durante o INTERMACK (jogos escolares do Mackenzie),tudo organizado com a participação direta dos estudantes.

“Essa iniciativa, aliada a outras, dentro do nosso projeto pedagógico, volta-se ao desenvolvimento de duas das competências gerais da BNCC: Empatia, cooperação, Responsabilidade e cidadania. Nesse sentido, crianças e jovens percebem como podem ajudar ao próximo, compartilhando o que têm e oferecendo amor. Além do valor cristão agregado, nós também estamos estimulando-as ao desenvolvimento da civilidade, do compromisso com a sociedade e à assimilação de filosofias sustentáveis, como cuidar das próprias coisas de modo que possam ser reutilizadas. Nós estamos preocupados, no Mackenzie, em formar pessoas com potencial para fazer um mundo melhor”, disse o Assessor Pedagógico do CPMB, Ênio César de Moraes.

Solidariedade é uma das principais bandeiras do Mackenzie, muito bem representada em ações da Educação Física do CPMB. Desde os primeiros anos, as crianças são estimuladas e orientadas a assimilarem a atenção ao próximo como valor fundamental, como orienta o versículo bíblico Ame ao próximo como a ti mesmo, destacado em Marcos 12:31. Durante a pandemia do coronavírus, por exemplo, os mackenzistas, junto às equipes de professores, já organizaram e participaram de, pelo menos, cinco grandes projetos com o intuito central de assistir famílias carentes. As três edições do Desafio do Bem e os os Drive-Thru`s de alimentos e brinquedos registraram adesão da comunidade e foram importantes para provocar o envolvimento direto com outras realidades.

Aquecendo corações

A iniciativa faz parte da Prova Solidária Aquecendo Corações, uma das atividades do INTERMACK, evento de jogos escolares do CPMB que ocorrerá entre os dias 19 de junho e 2 de julho, no próprio campus da instituição. As turmas do Colégio - entre o Ensino Fundamental I e o Ensino Médio - estarão divididas entre os sete times que disputam o torneio neste ano. Cada peça coletada (agasalho, blusa de frio, edredom ou lençol) somará pontos para as respectivas equipes. Dessa forma, a ação beneficente impactará diretamente o placar dos mais empenhados, unindo o esporte à responsabilidade social.

“A ação voluntária é de fundamental importância por trazer benefícios para a comunidade. E, nesse contexto, o desejo de ajudar, de colaborar, de compartilhar alegrias, de aliviar sofrimentos, de melhorar a qualidade da vida em comum, nos motivou a desenvolver atividades sociais”, acrescentou a professora Cristiana Quadros, de Educação Física.

Todos os interessados em participar devem procurar o Colégio.

INTERMACK -  Olimpíadas de Tóquio

Em 2021, o INTERMACK terá o tema “Olimpíadas de Tóquio” e, também, celebrará os 25 anos do CPMB. De 19 de junho a 2 de julho, os estudantes da Educação Infantil até o Ensino Médio estarão envolvidos em diversas atividades esportivas e culturais nos formatos presencial e remoto.

O Colégio mantém sua missão de valorizar e apoiar o esporte, além de promover a qualidade de vida por meio das atividades físicas, proporcionando à comunidade escolar práticas que favoreçam a aproximação entre seus componentes: alunos, professores, funcionários e atletas. Além disso, permite também ampliar o conhecimento dos alunos sobre outros povos, nações e suas tradições e culturas.

Entre as provas presenciais, estão: corrida, arremesso, chute ao alvo, natação, boliche e circuito de habilidades. Já as modalidades que acontecem on-line são: pular-corda, bola ao cesto, tiro ao alvo, just dance e outras. Especificamente, na Educação Infantil, serão realizados os Minijogos Escolares, para que as crianças possam vivenciar o torneio de uma outra forma, sem pontos e sem divisão de times, com foco total na experiência pedagógica dos esportes. A intenção é que haja a segunda etapa dos jogos com tradicionais modalidades, caso o momento pandêmico esteja mais controlado no segundo semestre deste ano

Aniversário do CPMB

O evento acontece no mesmo ano em que o CPMB completa seus 25 anos. Ocoordenador de Esportes e Educação Física do Colégio, Adailton Scander Santanna, explica que, em ano de Olimpíadas, o CPMB tem o hábito de relacionar os jogos esportivos aos jogos olímpicos. “Fizemos, então, uma correlação, desde 1996 até hoje, com os jogos que aconteceram neste período. As equipes foram separadas em sete grupos de nove turmas e cada equipe recebeu o nome de uma sede Olímpica de 1996 até 2021”. Ele ainda registra que o Mackenzie tem em seu DNA o esporte, sempre como ferramenta na educação dos seus alunos.

A abertura do evento será gravada e publicada no canal oficial do CPMB no YouTube, algumas provas serão publicadas na mesma plataforma e transmitidas pelo Moodle. Para Adailton Santanna, a expectativa é levar a atividade física e alegria aos alunos - mesmo que em casa.

“O esporte, além do aspecto da saúde, contribui, e muito, na formação do ser, na sua socialização, no afeto, no emocional. Os valores que o esporte traz aos alunos, como respeito às regras e ao próximo, disciplina, companheirismo, trabalho em equipe, honestidade, autoconhecimento e outros, só agregam na formação global dos meninos e meninas”, destaca o coordenador.

Serviço

As doações de cobertores e agasalhos poderão ser feitas na escola, no período de 27 de maio a 25 de junho, diariamente. Cada aluno receberá um TAG de identificação, no qual deverá colocar seu nome/turma e fazer um lindo desenho para anexar na sacola de doação. A professora de cada turma receberá as sacolas e direcionará a caixa de doações.

A Associação dos Voluntários Pró-Vida Estruturada (VIVER) é uma organização sem fins lucrativos que atua na Cidade Estrutural – DF (Região Administrativa XXV) e atende 240 crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 16 anos. Atuante no Córrego do Arrozal, em Planaltina-DF, a Villa Samaritana é uma organização sem fins lucrativos que atende a comunidade carente com 300 integrantes.