Cultura

Dicas de jogos mentais para treinar e exercitar o cérebro

Aplicativos são gratuitos e disponíveis nas versões Android e iOS

17.04.202011h53 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Dicas de jogos mentais para treinar e exercitar o cérebro

“Os jogos propiciam não só entretenimento, mas também podem contribuir para treinar, desenvolver diferentes tipos de habilidades cognitivas e exercitar o cérebro”,explica Pollyana Notargiacomo, professora da Faculdade de Computação e Informática (FCI) e de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação (PPGEEC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), doutora em Educação e pós-doutorada em Engenharia Elétrica. Inclusive, como aponta a professora, existe uma tipologia de jogos específica voltada a esse treinamento cerebral: os jogos mentais! 

Mas e você? Já pensou em se divertir e treinar sua mente ao mesmo tempo? Convidamos a professora da FCI para dar dicas de jogos mentais para baixar no celular. Todos são gratuitos e disponíveis nas versões Android e iOS. Aproveite esse momento de isolamento social e se envolva nos joguinhos. Confira: 

Fit Brains Trainer 

“Jogo elaborado por um pesquisador da área de neurociência, enfoca a percepção visual, reconhecimento, processamento visual, linguagem, inteligência emocional, dentre outros aspectos. O Fit Brains classifica as habilidades da melhor para a que requer maior treino, e estabelece uma rotina diária de treinamento”.

Memorando

“Agrupa mais de 30 jogos científicos e dispõe sessões de áudio para meditação. Sendo que trabalha um treinamento personalizado para a memória, concentração, lógica, velocidade mental, além de aspectos ligados ao âmbito emocional, ao sono e à agilidade para a aquisição de novas habilidades. Possui também uma versão paga para uso de todos os jogos e programas de áudio para mindfulness”.

Mensa Brain Training

“Trabalha a memória, agilidade, percepção, raciocínio e concentração, gerando um indicador denominado de MBI (Mensa Brain Indicator), o que possibilita analisar o desenvolvimento do jogador ao longo do tempo, assim como realizar treinos diários”.

CogniFit

“Realiza uma avaliação das habilidades cognitivas e estabelece um programa de treinamento personalizado (voltado à estimulação cognitiva, considerando o raciocínio, a atenção, a memória de trabalho, a percepção espacial, o tempo de resposta, dentre outras, totalizando 23 habilidades para treino) conforme as necessidades do jogador. A versão gratuita é limitada a três habilidades: percepção visual, exploração visual e reconhecimento”.

Agora que você já treinou bastante seu cérebro, o que acha de se divertir com um jogo que trabalha indiretamente várias das habilidades descritas nos jogos para treino cerebral citados anteriormente? 

5 Differences Online

“Lembra de que quando você era criança e brincava de procurar os 7 erros em revistas de desafios? O 5 Differences Online é um jogo que acrescenta novos elementos à tradicional proposta: grau crescente de dificuldade, tempo e competição on-line com outros jogadores. Portanto, o foco e a atenção são requisitados durante toda a interação com o game ao buscar as diferenças entre duas imagens.

Isso ocorre sempre num contexto de competição com um ou mais oponentes e de maior dificuldade a cada nível superado, o que exige ainda mais agilidade para encontrar as diferenças para ser o ganhador do nível ou do torneio”. 

Quer mais dicas da Pollyana Notargiacomo? Acesse a página oficial do Facebook do Mackenzie (@mackenzie1870) e confira outros aplicativos de jogos mentais!