Nossos Talentos

A Jornada do Saber: Por Que Investir em um Programa de Mestrado ou Doutorado?

Especializações impulsionam o desenvolvimento de conhecimento científico interdisciplinar 

01.11.202316h19 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

A Jornada do Saber: Por Que Investir em um Programa de Mestrado ou Doutorado?

A decisão de buscar um programa de mestrado ou doutorado é uma jornada intelectual enriquecedora que promove o crescimento pessoal e profissional. Segundo a coordenadora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Maria Cristina Trigueiro, há inúmeras razões para embarcar nessa aventura de aprendizado e pesquisa. 

A Pós-Graduação Stricto Sensu oferece uma oportunidade única de crescimento intelectual, aprofundando conhecimentos acadêmicos e técnico-profissionais em campos específicos do saber. Isso resulta na formação de pesquisadores de alto padrão, capazes de produzir resultados inéditos de pesquisa com impacto científico, social e econômico. 

De acordo com Maria Cristina, tanto Mestrado quanto o Doutorado permitem um aprofundamento teórico-metodológico, preparando os estudantes para produzir conhecimento por meio de pesquisa científica. Essa oportunidade de mergulhar num campo de estudo específico é um diferencial valioso, impulsionando o desenvolvimento de conhecimento científico interdisciplinar. 

Ao ser questionada sobre a forma que os programas de pós-graduação preparam os alunos para enfrentar desafios profissionais, ela explica que “eles estimulam o desenvolvimento de atividades de pesquisa avançada de caráter didático, científico e profissional, preparando os alunos para enfrentar os desafios do mundo profissional com confiança”. 

Para a coordenadora, existem habilidades específicas os alunos desenvolvem durante o programa que são altamente valorizadas pelos empregadores. Elas incluem: 

  • Rigor científico na aplicação de métodos para a produção de conhecimentos; 

  • Formulação de problemas de pesquisa com rigor científico; 

  • Conhecimentos em inovação e tecnologia; 

  • Competências para a formação de redes colaborativas nacionais e internacionais em pesquisa; 

  • Compreensão de alvos de pesquisa com impacto econômico, social e intelectual, com competitividade internacional; 

Para aqueles que ainda estão indecisos sobre a decisão de ingressar em um programa de mestrado ou doutorado, a coordenadora oferece um conselho valioso: “A aprovação em um programa de pós-graduação trará diferenciais significativos para o seu currículo. Isso inclui a formação científica de excelência e o desenvolvimento de habilidades e competências para atuar em prol do desenvolvimento nacional e da sociedade em geral”, destaca. 

Em resumo, os Programas de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado são uma jornada de aprendizado que vai além da sala de aula, preparando os estudantes para fazer contribuições significativas para o conhecimento e para o desenvolvimento da sociedade. Seja qual for a motivação, essa decisão representa um investimento no crescimento pessoal e profissional que continua a render frutos ao longo da carreira. 

O Mackenzie está com inscrições abertas para o processo seletivo da Pós-Graduação Stricto Sensu para o primeiro semestre de 2024. O Mestrado ou Doutorado da UPM oferece um ambiente de aprendizado de excelência e suporte para sua jornada acadêmica. Não perca a oportunidade de se tornar um mestre ou doutor e contribuir para o avanço do conhecimento.   

As inscrições vão até 06 de novembro e você pode acessar o edital completo com todas as informações essenciais, basta clicar aqui.  

Serviço
Processo Seletivo Mestrado e Doutorado 2024.1  

Inscrições: até 06 de novembro  
Edital: Clique aqui