Universidade

Alunos do Mackenzie Alphaville realizam visita técnica ao Cubo Itaú

Estudantes do curso de Administração conheceram como funciona um hub de inovação, além de entender na prática conhecimentos adquiridos em sala de aula

14.09.202612h27 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Alunos do Mackenzie Alphaville realizam visita técnica ao Cubo Itaú

Os estudantes do 1º e 2º semestres do curso de Administração da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Alphaville, participaram de uma visita técnica ao Cubo Itaú, que é o maior e mais importante hub de inovação aberta e fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina.

A visita foi guiada por Marina Campos, especialista de Estratégias de Mercado da MPD Engenharia, empresa responsável por convidar e promover o encontro com os alunos, e por Igor Noblasco, community leader do Cubo. Na ação, os mackenzistas desbravaram um universo ainda pouco conhecido por muitos deles e descobriram na prática como funciona um ecossistema que congrega diversas empresas, startups, investidores, entre outros atores que compõem o ambiente de negócios.

Essa conexão, para Eduardo Brasileiro, estudante do 1º semestre do curso, foi de muita importância e aprendizado, já que a experiência permitiu que ele relacionasse conteúdos de sala de aula à prática cotidiana de uma organização. “Pude entender como funciona uma grande empresa de construção e incorporação, assunto que eu não conhecia muito, e observei um ambiente onde grandes companhias e startups trabalham próximas e trocam ideias. Sem dúvida, ampliou minha visão”, conta o jovem estudante.

Um dos objetivos de iniciativas como a visita é justamente propor aos universitários uma imersão em um ambiente que possa ampliar seus horizontes em relação à atuação no mercado de trabalho, bem como a aproximação com empresas e como diferentes visões de mercado podem gerar valor.

Para a professora Thereza Rubim, docente do curso de Administração, o pilar do ensino mackenzista permite ao discente, logo nos primeiros passos da graduação, ter esse contato próximo com o mercado e isso reflete na formação desses jovens. “Desde o começo do curso buscamos colocá-los em contato com a realidade de suas áreas de atuação, isso torna o estudante muito mais conectado com as questões cotidianas de cada setor e possibilita que se desenvolvam de maneira que ofereçam respostas e soluções às demandas da sociedade”.

A visão da docente é confirmada por Tiago Bonfim, do 2º semestre, que justificou a oportunidade como “extremamente enriquecedora”. “Foi uma experiência muito especial para ampliar nossa visão sobre empreendedorismo, inovação, tecnologia e negócios, além de conhecer diferentes soluções e empresas que estão transformando o mercado”, justifica Bonfim.

Com a visita, os alunos tiveram a oportunidade de ter contato com o que há de mais atual e moderno em gestão, bem como perceber a realidade e a relevância do mercado de inovação e oportunidades de companhias de vários setores e negócios, em um cenário complexo e dinâmico.

E foi justamente com essa a visão que a futura administradora Ana Beatriz concluiu a visita, além de assimilar melhor sobre qual é o papel das empresas no cenário nacional. “Como estudantes da UPM, pudemos ver de perto as iniciativas e os posicionamentos em termos de participação e coparticipação empresarial. Para mim, essa visita foi um divisor de águas, abrindo minha mente para novas possibilidades na área e agregando valor à experiência acadêmica”, reforça.

Fundado em 2015 pelo Itaú Unibanco e pela Redpoint Eventures, o CUBO atua como uma organização sem fins lucrativos, que tem por objetivo gerar oportunidades de negócios e parcerias estratégicas, fundamentais para a inovação, avanços e desenvolvimento organizacional.