Seminário Internacional debaterá desafios e perspectivas para o futuro do ensino superior

Compartilhe nas Redes Sociais
É a primeira edição do Seminário Internacional de Centros de Ensino e Aprendizagem da Educação Superior

29.07.2025 Eventos

Nicolly Alves


O XI Fórum de Aprendizagem Transformadora, promovido pelo Centro de Excelência em Ensino e Aprendizagem Transformadora (CEAT) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), terá uma programação especial, e como parte do evento, será realizado o I Seminário Internacional de Centros de Ensino e Aprendizagem da Educação Superior no dia 31 de julho, às 16h, no auditório João Calvino, campus Higienópolis.

O tema do evento será Práticas de Atuação dos Centros – Diálogos Interinstitucionais e contará a participação do Centro de Enseñanza y Aprendizaje (CEA) da Universidade do Chile, do Centro de Ensino e Aprendizagem (CrEAre) da PUC Paraná, e do Centro de Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem (CEDEA) da Fundação Getúlio Vargas. Junto ao CEAT, os convidados farão apresentações individuais seguidas por um painel de discussão.

“Centros de ensino e aprendizagem já estão consolidados em diversas instituições ao redor do mundo e, ainda que de forma mais incipiente, começam a ganhar espaço também em universidades brasileiras. Esses centros representam uma nova perspectiva, conferindo ao ensino a mesma relevância historicamente atribuída à pesquisa e, mais recentemente, à extensão”, destacou a diretora do CEAT, Janette Brunstein.

De acordo com a diretora e com a coordenadora de Desenvolvimento Pedagógico do CEAT, Milena Colazingari, o objetivo do Seminário é destacar as instituições que vêm se dedicando a esse trabalho, esclarecer o papel dos Centros de Ensino e Aprendizagem, debater seus desafios e discutir caminhos para o futuro.

“O encontro favorecerá o contato com novas ideias e formas de organização do trabalho, que poderão contribuir para o aprimoramento das ações realizadas pelo CEAT, além de possibilitar o estabelecimento de eventuais parcerias e trabalhos conjuntos”, explicou Colazingari.

É necessário inscrição para participar do Seminário. Clique aqui e garanta sua vaga!