Seminário de Auditoria Interna e Integridade traz grandes nomes do mercado para conectar profissionais da área

Compartilhe nas Redes Sociais
Diretor de Governança e Conformidade da Petrobras, Ricardo Wagner, é presença confirmada no evento 

15.07.2025 Parcerias

Nicolly Alves


O Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) realizará, no dia 14 de agosto, no campus Higienópolis da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), o Seminário Mackenzie de Auditoria Interna e Integridade, que reunirá palestrantes experientes da área, como o diretor de Governança e Conformidade da Petrobras, Ricardo Wagner. 

Para Ricardo, o tema é essencial para fortalecer a cultura de ética em organizações públicas e privadas. “A realização de eventos como este, promovido pelo Mackenzie, é de extrema importância para a formação continuada dos profissionais que lidam com o tema ou estejam interessados no assunto”, aponta o diretor.  

Ainda segundo ele, “a troca de experiências entre especialistas contribui para a atualização de conhecimento, aprendizado de novas ferramentas e disseminação de boas práticas a área de integridade corporativa”, explica Ricardo Wagner. 

O seminário conta com apoio do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e do Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA), e é indicado para profissionais de auditoria, compliance, gestão de riscos, conselhos e estudantes. 

O palestrante e diretor da Petrobras conta um pouco sobre os maiores desafios enfrentados pelas empresas quando a pauta é integridade corporativa e prepara os participantes para o que irão acompanhar nesse dia. 

“Um dos maiores desafios é criar uma cultura organizacional em que ética e integridade não sejam apenas uma formalidade, mas valores centrais, vividos no dia a dia. Além disso, é fundamental ter mecanismos de controle realmente eficazes, como auditorias regulares, canais de denúncia seguros e programas de compliance robustos, que sejam constantemente atualizados para acompanhar a evolução dos riscos”, conta Ricardo Wagner. 

Outro ponto essencial, de acordo com o diretor, é garantir a conformidade com as leis e regulamentos, nacionais e internacionais, o que exige capacitação contínua dos colaboradores e adaptação das práticas internas. “Mais do que punir fraudes ou corrupção, o foco deve estar na prevenção e detecção ágil de qualquer desvio, com ações que identifiquem áreas de risco e criem um ambiente de confiança e responsabilidade”, destaca. 

A programação trará painéis sobre as expectativas da Alta Administração e mostrará como as três linhas (auditoria interna, compliance e riscos) podem atuar juntas para reforçar a integridade, ética e o combate à corrupção. 

Os mackenzistas têm desconto especial na inscrição e as vagas são limitadas. Confira aqui a programação completa e garanta sua participação!