
24.11.2025 Cultura
O membro do Conselho Deliberativo do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Maurício Melo de Meneses, apresentou no dia 17 de novembro a palestra: “Vida, Obra e Valores do Marechal da Paz”, na Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington nos Estados Unidos.
Na apresentação, Maurício expôs pontos marcantes da vida do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, um herói militar brasileiro renomado e reconhecido por suas contribuições para a defesa dos povos indígenas. “É uma honra imensa estar aqui com vocês, junto com várias escolas e instituições que estão assistindo do Brasil. Agora eu tenho a oportunidade de mostrar a saga do herói brasileiro, Marechal Rondon”, disse.
O lançamento, com transmissão on-line na OEA, abriu espaço para a discussão de direitos humanos e cooperação entre os países das Américas, aspectos que o Marechal Rondon passou defendendo em sua carreira.
O conselheiro do IPM ainda destacou um dos capítulos mais marcantes do legado de Rondon, sua contribuição para a expansão das linhas telegráficas que visavam integrar o interior do Brasil ao restante do país. “Rondon foi o líder da expansão das linhas telegráficas, ele tinha essa vertente do amor e da amabilidade ao próximo. E ele sabia que com ordem viria o progresso”, ressaltou.
Além da palestra, o evento promoveu o lançamento da quarta edição do livro “Rondon, o Marechal da Paz”, em inglês. A obra escrita por Maurício já tem mais de 15 mil exemplares vendidos e conta a história de Cândido Rondon. “Nós teremos o lançamento da quarta edição desse livro, e eu espero que ela possa presentear os senhores com a história desse herói do Brasil”, expressou.
Ao final do evento, o palestrante frisou a importância do Marechal para os brasileiros e agradeceu a presença de todos os ouvintes. “Espero que essa palestra tenha falado com o meu e seu coração, é importante lembrar do homem que soube amar e enfrentar as dificuldades. Para muitos, ele é o maior herói brasileiro devido a suas atividades”, finalizou.




