Conheça a Pós-Graduação em Engenharia de Materiais e Nanotecnologia

Compartilhe nas Redes Sociais
Processo Seletivo do curso da Universidade Mackenzie está com inscrições abertas

24.10.2025 Pesquisa e Inovação


Com laboratórios de ponta, professores reconhecidos nacionalmente e pesquisas que dialogam com as demandas da indústria, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais e Nanotecnologia (PPGEMN) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) se consolida como um dos mais completos e inovadores do país. As inscrições para o processo seletivo do curso estão abertas, saiba mais aqui.

Voltado para quem busca aprofundar conhecimentos e desenvolver soluções tecnológicas em diferentes escalas, do macro ao nanométrico, o curso oferece formação de excelência tanto no mestrado quanto no doutorado. “Os cursos se destacam por serem ministrados por excelentes professores, todos bolsistas de produtividade do CNPq, e por manterem uma forte integração entre teoria e prática”, explica o coordenador do PPGEMN, professor Thiago Canevari. “Essa combinação é possível graças à infraestrutura de laboratórios e equipamentos de ponta, que garante o melhor aprendizado aos nossos alunos”.

Com linhas de pesquisa que abrangem desde materiais heterogêneos e compósitos até nanomateriais e química aplicada, o programa incentiva a produção de conhecimento de fronteira. As pesquisas desenvolvidas exploram desde a criação de novos compósitos de alto desempenho até o estudo de materiais 2D, como o grafeno, com aplicações em sensores, dispositivos fotônicos e biomateriais. Há também projetos voltados ao desenvolvimento de soluções químicas e espectroscópicas aplicadas à biomedicina, ao tratamento de efluentes e à produção de energia.

Outro diferencial é a forte conexão com o setor produtivo. O PPGEMN mantém parcerias com empresas de diferentes ramos industriais e incentiva a realização de estágios no exterior. “Praticamente todos os nossos alunos têm bolsas de estudos, seja da própria universidade ou de agências como FAPESP, CNPq, CAPES e FINEP. Além disso, há a possibilidade de vivenciar experiências em universidades de ponta fora do país”, ressalta Canevari.

A formação é voltada a profissionais de diversas áreas — Engenharias, Química, Física, Biologia, Farmácia, entre outras — e oferece impactos significativos na carreira de quem a conclui. “Os resultados aparecem em melhores posições no mercado de trabalho, crescimento acadêmico e aumento salarial”, observa o coordenador. “Mas, mais do que isso, o curso proporciona um conhecimento profundo que permite ao pesquisador inovar e contribuir para o avanço tecnológico”.

Inscrições abertas

O processo seletivo para o Mestrado e Doutorado em Engenharia de Materiais e Nanotecnologia está com inscrições abertas. Os interessados podem conferir todas as informações e o edital completo aqui.