Imagem com um martelo representando o curso de Direito

Universidade Mackenzie sedia Conferência Internacional sobre Clínicas Jurídicas

Evento apresentará os principais panoramas para a implantação do modelo nas Faculdades de Direito no Brasil

16.07.202112h55 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Universidade Mackenzie sedia Conferência Internacional sobre Clínicas Jurídicas

A Faculdade de Direito (FDir) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis sediará a Conferência Internacional sobre Clínicas Jurídica e Acesso à Justiça, que acontecerá entre os dias 4 e 6 de agosto de forma on-line e gratuita.Para participar, basta fazer a inscrição aqui

As Clínicas Jurídicas são experiências variadas que buscam explicar a distância entre teoria e prática nos cursos de Direito, dando espaço e núcleos para temas que não costumam ser estudados nos cursos. Elas, portanto, atuam de forma interdisciplinar e formam os alunos em articulação com a prática.

Na Conferência, serão apresentados painéis nacionais e internacionais sobre atividades clínicas já consolidadas com a finalidade de troca de experiências, compartilhamento de resultados e, ainda, exposições teóricas para docentes que pretendem começar a empreender esforços no ensino das clínicas jurídicas.

Também aqueles que já estejam envolvidos com atividades clínicas e desejam compartilhar experiências, podem se inscrever para apresentação de trabalhos acadêmicos no evento. Para mais informações acesse o edital.

O evento é fruto de uma parceria da FDir com outras instituições brasileiras e estrangeiras, como a Universidade Ibmec em São Paulo, a Universidad del Rosario em Bogotá, Colômbia, e a Escola de Direito Pepperdine Caruso em Los Angeles, Estados Unidos.

Segundo a professora da FDir, Bianca Mendes Pereira Richter, o modelo de clínicas jurídicas é parte do aprendizado do Direito a partir de casos práticos reais ou simulados, algo que já vem sendo utilizado em outros países há bastante tempo.

“O Mackenzie tem se mostrado pioneiro na implantação deste modelo desde 2018 e a sediar este evento consolida o protagonismo da instituição, que já conta com mais de seis atividades clínicas em atuação no campus de Higienópolis”, afirma a coordenadora de  extensão da FDir, professora Bianca Richter, que aponta ainda a que de trocar experiências entre instituições de diferentes países, possibilitará o aperfeiçoamento da prática.

Já a professora da FDir, Bruna Azzari Puga aponta que a Conferência terá como destaque a capacitação que o evento dará para que outras Instituições sigam o modelo de clínicas já implementado na FDir. “Essas experiências trazem uma metodologia fundamental para a formação de melhores profissionais na área do Direito”, indica a docente.

Serviço
Conferência Internacional sobre Clínicas Jurídica e Acesso à Justiça
Data: entre os dias 4 e 6 de agosto
Inscrições: acesse aqui
Edital para apresentação de trabalhos: clique aqui