Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta recebe certificação do Ministério da Saúde

Iniciativa permite que colaboradoras sigam amamentando mesmo após o fim da licença-maternidade

10.11.202317h17 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta recebe certificação do Ministério da Saúde

A manhã desta sexta-feira, 10 de novembro, foi especial para o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM). A instituição gerenciada pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) recebeu do Ministério da Saúde a certificação da Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta. O certificado reconhece o Hospital como um local que promove, protege e apoia o aleitamento materno.

“Agradecemos a parceria com o Ministério da Saúde e com a Secretaria de Estado da Saúde, que nos auxiliou nesta realização. A equipe do HUEM batalhou muito e continua batalhando para sempre buscar melhorias. Estamos felizes e orgulhosos em oferecer este espaço, que está aberto 24 horas por dia para atender nossas colaboradoras. Que Deus continue nos fortalecendo para alcançar cada vez mais conquistas”, disse a diretora de operações hospitalares, Cristiane Skraba.

Placa

Uma placa foi entregue pelo Ministério da Saúde (galeria de fotos), por meio da assessora técnica da Coordenação de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, Renara Guedes Araújo, que foi de Brasília à Curitiba para prestigiar o evento.

“Sabemos que o retorno ao trabalho é um dos principais motivos do desmame precoce, então é muito importante que as instituições tenham salas como essas, para que as trabalhadoras possam continuar com a amamentação por mais tempo e assim garantir mais saúde para os bebês. Vocês estão de parabéns por essa iniciativa”, enfatizou Renara.

Também esteve presente a assessora da Divisão de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná, Mariana Watanabe Ribeiro.

Emoção

Principal idealizadora da Sala de Apoio, a enfermeira Ana Lúcia dos Anjos não escondeu a emoção após a entrega da placa que simboliza a certificação do HUEM.

“É uma satisfação enorme fazer parte desta instituição, que cumpre sua missão de cuidar, tanto dos pacientes como também dos colaboradores. Estamos mudando histórias de mulheres, mudando histórias de seus bebês e também dos bebês da UTI Neonatal, pois parte do leite esgotado é doado para o Banco de Leite”, disse, emocionada.

Atualmente no HUEM são 1.440 colaboradoras em idade fértil, e outras 456 terceirizadas. Em média são 90 mulheres que retornam de licença maternidade por ano. Como a colaboradora Fabiane de Araújo, que voltou da licença há um mês.

Fabiane trabalha no HUEM há sete anos e com seu primeiro filho ela esgotava o leite no Banco de Leite Humano (BLH), pela ausência de uma sala específica na época. Quando retornou da licença-maternidade após a segunda gestação ela teve uma grata surpresa.

“Foi uma surpresa maravilhosa, me senti acolhida. Um local só para nós, com todo conforto para podermos ir no horário que fica melhor para cada colaboradora. Gostaria de agradecer à direção do Hospital, e em especial a supervisora Ana Lúcia, por terem a sensibilidade de possibilitar essa sala para nós que retornamos da licença-maternidade podermos esgotar o leite e seguir amamentando nossos filhos”, destacou Fabiane. 

A Sala

Equipada com refrigerador específico, poltronas confortáveis e ambiente tranquilo, a principal função da sala é proporcionar para a mulher que esteja amamentado um espaço para realizar a retirada e estocagem do leite materno, com privacidade e segurança durante a jornada de trabalho. 
Ao final do expediente, a colaboradora poderá levar o seu leite para casa e ofertar ao seu filho, ou também, doá-lo para o Banco de Leite Humano, onde ocorrerá a pasteurização para que seja distribuído aos bebês prematuros internados na UTI Neonatal.