Autoridades presentes no evento
Responsabilidade Social

Residentes do Sistema Carcerário colam grau em Projeto Inclusão Social

Programa resgata valores e transforma vidas de mulheres

05.10.202113h56 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Residentes do Sistema Carcerário colam grau em Projeto Inclusão Social

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realizou a primeira Colação de Grau do Projeto Inclusão Social de Residentes do Sistema Carcerário no Ensino Superior. Fruto de uma parceria entre a Universidade, a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária de São Paulo (SAP/SP) e a Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel (FUNAP), o projeto oferece cursos tecnológicos na modalidade Educação a Distância (EaD) à população carcerária feminina em unidades prisionais de regime semiaberto.

O reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, disse que tinha muita alegria e satisfação em realizar a cerimônia. “Posso dizer que é um sentimento de superação e a reafirmação da capacidade da UPM em fazer a transformação social. Nós temos prontidão para as respostas, sensibilidade e empatia. E o mais importante é que não estamos vivendo sem se importar com o que está acontecendo ao redor dos nossos muros”, acrescentou ele.

A Colação de Grau contou com a presença de duas formandas: Joice*, que se formou em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, e Gleice* em Tecnologia em Marketing. “O projeto ajudou a gente no resgate de valores como: dignidade, respeito, moral. Aproximando-nos da união da família e também ampliou nossa visão ao conhecimento e nos motiva a estudar cada vez mais”, destacou Joice.

“Eu quase não tenho palavras para descrever esse momento tão importante na minha vida. Não consigo nem falar de tão feliz que estou. Agradeço também a todos os professores e colaboradores e a todos que ajudaram de alguma forma, sou imensamente grata ao Mackenzie”, apontou Gleice.

A professora Ana Lúcia Vasconcelos, membro da Coordenação do Projeto Inclusão Social de Residentes do Sistema Carcerário no Ensino Superior, destacou que este trabalho contribui na conquista da cidadania dessas mulheres. “Fazer parte de um projeto como esse faz com que a gente enxergue o outro lado da vida, o qual nunca experimentamos. O fato delas poderem dividir essa carga que carregam com a gente, faz toda diferença”, destacou ela.

“Esse trabalho trouxe, para aqueles que estavam separados da nossa sociedade temporariamente, uma preparação para voltarem mais preparados. Então o Mackenzie está fazendo diferença, em especial a essas duas alunas, que estão hoje  mudando e construindo a história junto conosco, sendo as primeiras formandas deste programa”, finalizou o presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Milton Flávio Moura.

Além dos citados, também estiveram presentes as seguintes autoridades: chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro; diretor executivo da Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel (Funap), Coronel Henrique Pereira de Souza Neto; pró-reitor do Controle Acadêmico (PRCA) da UPM, professor Wallace Tesch Sabaini; diretor do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da UPM, professor Claudio Parisi; e a professora Patricia Tuma Martins Bertolin, que participa do programa.

*Nomes fictícios para preservar as fontes