Eventos

Participe do 1° Simpósio de Inclusão Social de Residentes do Sistema Carcerário

Iniciativa vai ao encontro aos princípios e valores confessionais do Mackenzie 

21.11.202215h33 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Participe do 1° Simpósio de Inclusão Social de Residentes do Sistema Carcerário

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) promoverá no dia 29 de novembro o 1° Simpósio de Inclusão Social de Residentes do Sistema Carcerário. A iniciativa, que ocorre às 10h no Auditório do MackGraphe, tem como objetivo encontrar as melhores soluções relativas ao atendimento da população carcerária e à sua reinclusão social. 

A professora Ana Vasconcelos conta que suas expectativas para o evento envolvem “compartilhar experiências, sonhos, acertos e erros”. Ela também comenta a importância de sensibilizar todos os participantes para que possam avaliar e decidir sobre a implementação de um projeto desta natureza. "Precisamos encaminhar a criação de uma rede de atenção à população carcerária no estado de São Paulo, especificamente por meio de ações educativas”, pontua Vasconcelos. 

Estão convidados a participarem do evento os representantes das instituições supracitadas e das Instituições de Ensino Superior (IES) do estado de São Paulo, especialmente dos seus reitores e reitoras e, também, dos pró-reitores de Extensão e Cultura. 

A UPM acredita que, por meio do processo educativo, a vida das pessoas poderá ser transformada para melhor. Nesse sentido, a universidade tem a função de potencializar a ação e a reflexão, sempre tendo em vista o compromisso social assumido por ela, como uma instituição cristã reformada. 

O Simpósio 

A iniciativa surgiu do processo de avaliação contínua do que a universidade tem feito, das reflexões constantes realizadas em conjunto com a Fundação Professor Dr. Manoel Pedro Pimentel (FUNAP). O trabalho colaborativo é uma saída, um vetor para que impactos sejam percebidos na sociedade. 

Assim, tanto a UPM como a FUNAP entenderam que precisavam partir para identificar potenciais apoiadores. Desse modo, encontraram este apoio no Conselho Penitenciário de São Paulo (COPEN), que percebeu a necessidade de envolver outras IES paulistas para que, a partir do projeto-piloto desenvolvido pela UPM, outras iniciativas possam ser propostas, desenvolvidas e colocadas em prática. 

O Simpósio ocorre em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil/São Paulo (OAB/SP); Secretaria de Administração Penitenciária (SAP); COPEN; e FUNAP. 

“[...] porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; era forasteiro, e não me acolhestes; estava nu, e não me vestistes; enfermo, e na prisão, e não me visitastes [...].” Mateus 25: 31-46 

Serviço
1° Simpósio de Inclusão Social de Residentes do Sistema Carcerário 
Data:
29 de novembro
Horário: 10h
Local: Auditório do MackGraphe