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Programa mackenzista conquista Prêmio ABED 2023

Educação a distância como ferramenta de reinclusão social foi tema de programa desenvolvido por docentes da Universidade Mackenzie

23.10.202312h57 Comunicação - Marketing Mackenzie

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Programa mackenzista conquista Prêmio ABED 2023

O programa “A educação como protagonista da reinclusão social de residentes do sistema prisional brasileiro", de autoria de professores da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) de diferentes áreas do conhecimento, conquistou o Prêmio Destaque da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), na categoria “Prática Inovadora”.  

“O principal destaque do programa é ser um trabalho colaborativo, inter e multidisciplinar, no qual entendemos que a questão é de alta complexidade, e todos os colaboradores buscam uma integração das ações para uma única causa: reintegração social para a cidadania”, disse a docente Ana Lúcia Vasconcelos, colaboradora do Programa de Mestrado e Doutorado Profissional em Controladoria e Finanças Empresariais (PPGMPCFE) da UPM e uma das idealizadoras do programa. 

Para ela, outro destaque é a parceria com atores públicos e privados, como a Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimenta (FUNAP), a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) e o Instituto Ação pela Paz. “Isso demonstra que todos estão engajados na causa de que a educação oportuniza mudança de vida, como também que egressos do sistema prisional precisam ter novas possibilidades”, apontou Ana Lúcia.  

A prática inovadora, segundo a docente, é a proposta da educação a distância para o público-alvo do programa, mulheres recém-saídas da situação de cárcere, pelo risco da não continuidade nos estudos. “No momento que recebem sua liberdade, tendo visto que muitas delas residem em outros estados ou bairros distantes, seus descolamentos a uma universidade necessitariam de renda imediata para transporte, e isso tornaria um risco a viabilidade de continuidade”, afirmou Ana Lúcia.  

Mas, o principal fator da inovação é o acolhimento feito por meio do “pertencimento à Universidade, nivelamento que a proposta pedagógica faz com todos os alunos e encontro com os professores nas plataformas”. 

Os docentes autores do programa são Ana Lúcia Vasconcelos; Solange Duarte Palma de Sá Barros; Natacha Bertoia da Silva; Patrícia Tuma Bertolin; Fanny Grinfeld; Isadora Simões de Souza Lopes; José Carlos Piacente Junior; Nelson Destro Fragoso; Ana Lúcia de Souza Lopes; Maria Elisa Pereira Lopes; Denise Cristine Paiero; e Miriam Rodrigues. 

Importância do programa

“A UPM tem como propósito educar e cuidar de pessoas. Estamos cumprindo a missão e o programa se insere nesse contexto, movimentando pessoas de diversas áreas do saber e colocando à disposição das alunas o melhor que temos”, disse Ana Lúcia.

Ela declarou que todos os docentes também estão aprendendo com o programa e conhecendo realidades distintas. “Estamos colhendo os primeiros frutos das transformações nas vidas das nossas egressas e daquelas que estão no programa”, finalizou.