Cultura

Os 505 anos da Reforma Protestante

Marco histórico reflete mudanças culturais, econômicas, educacionais e de convívio 

31.10.202209h49 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Os 505 anos da Reforma Protestante

Dia 31 de outubro é celebrado os 505 anos da Reforma Protestante, movimento histórico que surgiu como reação às práticas religiosas e políticas adotadas pela Igreja Romana e trouxe profundas transformações sociais ao redor do mundo.  

O monge agostiniano e professor de teologia, Martinho Lutero, estava insatisfeito com a venda das chamadas indulgências que, suspostamente, garantiriam o perdão dos pecados concedidos pela Igreja Romana, porém mediante de pagamento em dinheiro. Para Lutero, isso contrariava veementemente o ensino bíblico da salvação pela graça de Deus. 

Em 1517, Lutero fixou 95 teses na porta da Igreja de Wittemberg, na Alemanha, como um convite à comunidade acadêmica para um debate sobre aquilo que denunciava e criticava. Este momento é conhecido como o início da Reforma Protestante. 

Não demorou para que as teses de Lutero encontrassem elo com outras pessoas, uma delas foi João Calvino. Entre os pilares mais importantes da Reforma, estão a democracia, liberdade de expressão e pensamento, incentivo à educação, independência do Estado em relação à Igreja.  

Também foi criado Os Cinco Solares da Reforma Protestante, pilares doutrinários que diferenciam a teologia reformada protestante e a teologia católica romana: Sola Scriptura (só a Escritura); Solo Christi (só Cristo); Sola Gratia (só a graça); Sola Fide (só a fé); Soli Deo Gloria (só a Deus glória).