Atualidades

MackPlay homenageia tradição esportiva do Mackenzie em série documental

Relatos de profissionais que ajudaram a construir a história celebram os 80 anos do Mac-Nav 

29.10.202610h00 Letícia Chang, sob orientação de Camila Lippi

Compartilhe nas Redes Sociais

MackPlay homenageia tradição esportiva do Mackenzie em série documental

Em comemoração aos 80 anos do Mac-Nav, tradicional evento esportivo entre atletas da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e a Escola Naval do Rio de Janeiro, o MackPlay, plataforma de conteúdos audiovisuais do Mackenzie, lançou a série documental Mac-Nav 80 anos, em que entrevista grandes nomes do esporte mackenzista.  

Em oito episódios, a série conta a trajetória de diferentes treinadores e o piloto da temporada é estrelado pelo fisioterapeuta e coordenador de Esportes e Representação Universitária do Mackenzie, professor Daniel Ferreira. 

O professor relata que se apaixonou pelo esporte com cinco anos, após seu pai adaptar uma nascente de rio para que pudesse utilizar como piscina e praticar o nado. Conforme foi crescendo, ele percebeu que junto à adrenalina vêm os machucados, o que despertou o seu gosto pela fisioterapia.  

“Percebi que esse período de recuperação do atleta tinha algo a mais do que somente fazer repouso e colocar gelo, foi quando comecei a me interessar pela área e trilhar esse caminho profissionalmente”, disse. 

Em 2010, Daniel passou a lecionar aulas no curso de Fisioterapia na UPM, o que desenvolveu ainda mais a sua relação com a instituição. O professor destacou como o Mackenzie é um pioneiro no esporte e a busca para incentivar os alunos a estudarem e praticarem atividades físicas. “Temos essa cultura e tradição, de encorajar o aluno no esporte e na vida acadêmica. Permitimos que esportes, que estão crescendo no mundo tenham um lugar aqui na universidade”, ressaltou. 

Outro destaque da temporada é o episódio do professor e técnico de judô, Raphael Moura, que relatou como a arte marcial o ajudou a criar disciplina. “A princípio você aprende a cair, e depois a levantar. O judô, olhando por uma parte filosófica, te ensina desde cedo, o sentido de cair e levantar, assim como na vida”. 

Para completar, o professor contou que começou a sua trajetória no Mackenzie graças à Edson e Miriam Minakawa, nomes de destaque e consolidados do judô brasileiro, que indicaram Raphael para lecionar a luta. “Em um determinado ponto da minha carreira, eles me chamaram para ser auxiliar nas aulas de judô. Com as mudanças nas rotinas, assumi o treinamento do colégio e da seleção”, conta. 

Para conhecer mais sobre a história do Mac-Nav e daqueles que marcaram o desenvolvimento do esporte mackenzista, clique aqui.