Dois homens apertando as mãos
Eventos

Mackenzie e Prefeitura de São Paulo assinam convênio para bolsas esportivas

Universidade dará descontos para atletas do Centro Olímpico e mackenzistas poderão realizar estágios

09.12.201917h44 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie e Prefeitura de São Paulo assinam convênio para bolsas esportivas

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) assinou, na última sexta-feira, 6 de dezembro, um convênio com a Prefeitura de São Paulo para uma parceria entre a UPM e o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), mantido pelo poder público. O acordo foi assinado no campus Higienópolis e contou com a presença de diversos atletas mackenzistas e do COTP.

Pela parceria, considerada inédita no Brasil e chamada de Oportunidade Olímpica, a UPM oferecerá bolsas de estudos para atletas que fazem parte do Centro Olímpico cursarem graduação na UPM. Em contrapartida, os estudantes do Mackenzie poderão conseguir estágios com maior facilidade nos aparelhos públicos da Prefeitura. 

De acordo com o secretário de Esportes da Prefeitura de São Paulo, Carlos Bezerra Jr., o programa faz parte de uma visão do esporte como ferramenta de mudança social. “É oportunidade, é inclusão, transformação social, transformação de realidades, e nessa conexão importantíssima entre o esporte e a educação na cidade de São Paulo”, declarou. 

O Centro Olímpico acolhe mais de 900 atletas, muitos deles campeões nacionais e mundiais em suas modalidades e categorias. Para ganhar a bolsa, os atletas que concluírem o Ensino Médio devem ser aprovados no vestibular da UPM e, após isso, pleitear a bolsa de estudos. “Nós estamos dando a esses atletas, nessa parceria, uma oportunidade única na vida para que eles possam aprimorar ainda mais os resultados dentro da própria universidade”, afirmou o Bezerra Jr.

“O Mackenzie sempre apoiou o esporte e agora, com esse convênio, nós aprofundamos essa questão. O Mackenzie ganha campo de estágio, possibilidade de colocar em prática o conhecimento, e os atletas ganham a parceria com uma instituição de 150 anos”, disse o diretor de Saúde do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Luiz Roberto Martins Rocha.

Para o reitor da UPM, Benedito Guimarães Aguiar Neto, a parceria será benéfica para os dois lados. “É um casamento perfeito, de maneira que podemos ter um ambiente educacional de qualidade e um ambiente de preparação também de alta qualidade”, declarou. 

Também estiveram presentes na assinatura o vice-reitor da UPM, Marco Marco Tullio de Castro Vasconcelos; a pró-reitora de Graduação e Assuntos Acadêmicos, Marili Moreira da Silva Vieira; e o secretário dos Conselhos Superiores e de Controle Acadêmico, Cleverson Pereira de Almeida.

Histórias

Entre os atletas do COTP, o clima é de ansiedade para cursarem a graduação na UPM. A atleta de salto com vara, Ysnaira dos Santos Vieira, de 18 anos, é campeã nacional de sua categoria e já foi convocada para o Mundial que foi disputado no Marrocos. Ela prestará vestibular na UPM no ano que vem. “Nós atletas recebemos uma oportunidade que muitas pessoas lá fora, da periferia, não têm, então a gente está muito feliz e grato por essa oportunidade”, disse a atleta.

Já o treinador da equipe de atletismo da UPM, Edione Najn, que formou-se em Educação Física na instituição, o programa será benéfico para os alunos do Mackenzie, por conta da abertura de estágios. “Abre um diferencial para você poder estar inserido dentro de um área de treinamento de alto rendimento, que é para poucos”, declarou.

Além disso, a iniciativa permitirá o crescimento das equipes esportivas mackenzistas. “O COTP tem atletas ótimos em todas as modalidades e eu espero que esses atletas possam a vir para o Mackenzie”, concluiu.