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Mackenzie e Milano Fashion Institute firmam parceria visando internacionalização

Alunos de Pós-Graduação em Fashion Law se beneficiarão do convênio

30.04.201917h38 Comunicação - Marketing Mackenzie

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Mackenzie e Milano Fashion Institute firmam parceria visando internacionalização

Na manhã do dia 26 de abril aconteceu, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), o I Congresso Ítalo-brasileiro de Fashion Law Mackenzie, uma parceria da Universidade com o Milano Fashion Institute (MFI, de Milão - Itália). A ação é decorrente de um convênio assinado entre as instituições, em 2018, visando à internacionalização do curso de Pós-graduação em Fashion Law da Faculdade de Direito (FDir) da UPM.

A parceria é muito importante visto que será o primeiro curso de Pós-graduação lato sensu da UPM com internacionalização. Renata Domingues Balbino Munhoz Soares, professora de Direito da FDir e coordenadora do evento, comenta que “essa união vai se estender não só para alunos irem para lá, ou para eles virem, como aconteceu nesse evento, mas também para a publicação de materiais, como uma rede de pesquisa”.

O Congresso contou com importantes personalidades como Nicola Guerini, diretor do MFI; Filippo La Rosa, cônsul-geral da Itália; Benedito Guimarães Aguiar Neto, reitor da UPM; Lourenço Bartholomei, presidente da Associação Brasileira de Estilistas (Abest); Ana Lúcia Pinto da Silva, professora de Economia da UPM; Flávio Leão Bastos Pereira e Ricardo Pedro Guazzelli Rosario, ambos professores da FDir.

Para La Rosa, a parceria entre a UPM e o MFI vai além da questão de Fashion Law, “ela ajuda a entender que a genialidade tem de caminhar junto a uma capacidade gestacional. Além de auxiliar para que jovens tenham ofertas cada dia maior para ir à Itália estudar e se formar, porque isso volta a estreitar laços, dando novos elementos para essa parceria”, complementa ele.

O Fashion Law possui pontos que precisam ser levados em consideração. Um exemplo deles é o Direito da Moda, que sendo algo muito complexo e desafiador do ponto da indústria, requer muitos serviços de apoio que possam criar valor para a moda e que entendam propriamente a moda, suas dinâmicas e operações. “É uma indústria que envolve muitos modelos de negócio e muitos produtos. Uma das atividades mais importantes de advogados é em negociação, mais propriamente o gerenciamento de negociação com influenciadores de diversos canais de comunicação que atualmente estão tumultuando a indústria”, comenta Guerini, reforçando a necessidade de uma boa formação e visão ampla.

Já como fruto desta união entre as instituições, será lançado em junho o livro “Fashion Law, Direito da Moda”, pela Editora Medina. O livro foi coordenado por Renata e Guerini e é de autoria de escritores italianos, argentinos e brasileiros.

Segundo Aguiar Neto, o curso de Pós-graduação em Fashion Law é muito importante para a Universidade por ser algo inovador, assim como deve ser qualquer coisa que se faça na moda. “É um grande proveito para nossos alunos terem essa experiência a partir de parcerias externas como no I Congresso Ítalo-brasileiro de Fashion Law”, finaliza ele.