Imagem mostra coral do Mackenzie durante cantata de Natal realizada em 2018. A foto tem árvores, estrutura do seminário de tijolinhos, luz vermelha e o coral.
Cultura

Mackenzie Campinas realiza Cantata “Natal, um grito de paz”

Nona edição do evento conta com apoio da Prefeitura e Secretaria de Cultura de Campinas

18.11.202114h11 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie Campinas realiza Cantata “Natal, um grito de paz”

No dia 29 de novembro, às 20h, acontecerá a famosa Cantata natalina, “Natal, um grito de paz!”, do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), em Campinas, nas Escadarias do Seminário Presbiteriano do Sul. Com apoio da Prefeitura e Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas, o espetáculo acontecerá de forma presencial e dará início às comemorações de Natal de 2021 da cidade. O evento também será transmitido no YouTube.

A nona edição da Cantata será marcada por aproximadamente 80 vozes que se unem aos instrumentos musicais uma vez por ano para bradar em alto e bom som qual é o verdadeiro motivo do Natal – o nascimento de Jesus Cristo. O diretor do CCT, Anaor Donizetti Carneiro da Silva, afirma que o momento permitirá a reflexão e celebração desta data. “As canções apresentadas vão transmitir mensagens de esperança e amor pelo nascimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”.

No ano passado, a edição aconteceu de maneira remota, devido à pandemia do novo coronavírus, e reuniu vídeos dos melhores trechos das edições anteriores, músicas inéditas executadas por 16 vozes do Grande Coral Campinas e um vídeo mosaico composto por 100 coralistas com o objetivo de transmitir amor e arte.

O maestro Parcival Módolo, responsável pela organização do evento e coordenador da Coordenadoria de Arte e Cultura (CAC) da UPM, afirma ser diferente estar do lado de fora do prédio, cantando para as pessoas que estão na rua. “É realmente um grande prazer poder voltar. Quem sabe isso vai ser um grito de paz mesmo, em todos os sentidos. Paz pelo Natal, paz pelo menino Jesus que veio trazer a paz, e paz também nesse momento de tanta dor causada pelo vírus”, reflete.

Espírito natalino 

O evento nasceu há vários anos e sempre com uma intenção apenas: fazer com que as pessoas se juntem e comemorem essa data tão importante do calendário, como explica o maestro. Para ele, significa que o Mackenzie tem um espaço reservado no coração da cidade. “A cantata entrou para a programação oficial de Campinas. Nosso Grito de Paz abre a comemoração de Natal local”, completa.

Ainda para o maestro, a música e o Natal sempre andaram de mãos dadas. “Na verdade, todos os fatos relacionados à vida de Cristo, à atividade de Cristo na terra e ao cristianismo estão muito bem representados na música. É durante a música, com a música, ou a partir da música que a gente canta as dores da semana santa; as alegrias da ressurreição, da páscoa e assim por diante”, defende. 

Muito além das representações populares e comerciais do Natal, a música é que mais expressa essa data, defende o maestro.

“Quando a gente ouve o som de ‘noite feliz’, ‘hoje a noite é bela’ ou ‘surgem anjos proclamando’, a gente sente de fato que o Natal está chegando. Nós queremos que, neste Natal, o Cristo que nasce seja lembrado por todos e vamos fazer isso através da música”, assinala Parcival Módolo.

A cantata natalina é um evento aberto ao público e respeitará todos os protocolos de segurança referentes à pandemia. Para os que não poderão estar presentes na ocasião, haverá transmissão do evento pelo canal da TV Mackenzie no YouTube. A festividade acontece nas escadarias do Seminário Presbiteriano do Sul, Av. Brasil, 1.200, Jardim Guanabara. Clássicas músicas natalinas serão apresentadas, como: Haja paz na terra, A canção dos sinos, Ó povos exultai, Amém! Falai pelas montanhas, etc.

“Estamos preparando com muito cuidado e carinho um especial que será inesquecível! E aguardamos a participação de todos, seja de forma presencial ou remota. Mais que nunca, precisamos celebrar o Natal, o nascimento de Jesus, nosso Príncipe da Paz, que veio habitar conosco. Assim, não poderíamos deixar de trazer à cidade de Campinas o nosso querido evento Natal, Um Grito de Paz!”, finaliza o diretor do CCT.

Serviço
Cantata de Natal – Natal, um grito de paz!
Data:
 29 de novembro
Horário: às 20h
Local: Escadarias do Seminário Presbiteriano do Sul, Av. Brasil, 1.200, Jardim Guanabara
Transmissão: Acesse aqui