Índice Mackenzie de Liberdade Econômica Estadual mostra que cidadãos consomem mais serviços pós pandemia

Estudo analisou dados consolidados de 2020 

11.11.202214h10 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Índice Mackenzie de Liberdade Econômica Estadual mostra que cidadãos consomem mais serviços pós pandemia

Na última quarta-feira, 10 de novembro, o VI Fórum Mackenzie de Liberdade Econômica apresentou a edição 2022 do Índice Mackenzie de Liberdade Econômica Estadual (IMLEE). O estudo analisou dados consolidados de 2020, que mostram o efeito da pandemia da covid-19 sobre a liberdade econômica das unidades federativas do Brasil. 

“Esse índice é uma medida simples e clara para discutir a liberdade econômica do país. O Brasil é muito grande e precisamos conhecer seu interior. A ideia de ter essa medição dentro da unidade federativa é bom para compreendermos onde é melhor para empreender, onde existe mercado de trabalho mais dinâmico etc.”, comenta o coordenador do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica (CMLE), vinculado ao Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Vladimir Fernandes Maciel durante a abertura do fórum. 

Ao longo do evento, o professor do CCSA, Ulisses Ruiz de Gamboa, explicou que o IMLEE ajuda na criação de políticas que aumentem a competitividade. Ele ainda mencionou a importância de ter esse diagnóstico por ser um empreendedorismo que promove a inclusão social e ajuda as pessoas a terem ambição de prosperar na vida. “Existe uma ligação importante do grau de liberdade econômica para o grau de inovação e, pensando que a tecnologia é cada vez mais importante, esse diagnóstico é fundamental”, frisa o professor. 

Segundo ele, após uma pandemia é natural que o gasto aumente, principalmente pensando em saúde pública. A resiliência da tributação ocorreu devido à queda no consumo de serviços durante o isolamento social. Além disso, houve uma parcela expressiva da população que iniciou uma poupança forçada.  

“Hoje, vemos o cenário inverso, pois, mesmo sem dinheiro, as pessoas estão consumindo mais serviços e menos mercadorias. Será interessante ver os efeitos disso na próxima edição do IMLEE”, pontua Gamboa. 

O Fórum 

A liberdade econômica e a democracia representativa sofreram uma sucessão de duros golpes advindos da pandemia da covid-19, das medidas de controle e de estímulo, da dificuldade de recuperação de todos os elos das cadeias produtivas e mais recentemente pela invasão da Ucrânia pela Rússia - com efeitos econômicos e geopolíticos disseminados. 

Neste contexto, o VI Fórum discutiu sobre os riscos, as oportunidades e as alternativas que se colocam para o Brasil e os países latino-americanos no atual contexto para caminharem em direção a sociedades mais produtivas, inclusivas, abertas, inovadoras e sob a égide do Estado de Direito e da estabilidade monetária e fiscal. 

O VI Fórum Mackenzie Liberdade Econômica ocorreu por meio da parceria entre o CCSA e o CMLE.