HUEM oferta maquiadora e consultoria de imagem para pacientes oncológicas

Elevar a autoestima é fundamental para influenciar positivamente no tratamento

24.10.202315h47 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

HUEM oferta maquiadora e consultoria de imagem para pacientes oncológicas

O Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) promoveu mais uma importante ação do Outubro Rosa nesta segunda-feira, 23 de outubro. Pacientes oncológicas receberam a visita de uma consultora de imagem e de uma maquiadora, com objetivo de manterem a autoestima em alta durante o difícil tratamento.

“A perda do cabelo durante a quimioterapia mexe bastante com a autoestima das mulheres. A pessoa se olha no espelho e não se reconhece. Por isso é muito importante o uso dos lenços, turbantes, peruca, uma boa maquiagem, as unhas bem feitas. Tudo isso eleva a autoestima, o que influencia positivamente no tratamento”, ressalta a oncologista Fernanda Ronchi.

A consultora de imagem Ana Paula Carneiro deu uma palestra para as cerca de 20 pacientes presentes na sala de infusão do Centro de Oncologia Mackenzie (COM), na qual abordou o poder das cores para que as mulheres não sintam-se apagadas neste momento da vida.

“A primeira etapa de uma consultoria de imagem é pensar no contraste, entre o tom da pele, cor dos cabelos e dos olhos. Quando não há o cabelo, isso muda bastante e os acessórios fazem o papel de trazer de volta o contraste”, explicou Ana Paula.

Ela destacou que é um bom momento para testar coisas novas, como chapéus e armações de óculos diferentes, mais coloridas. Em seguida, distribuiu para as participantes cartões com as cores universais e como harmonizá-las. “Temos que pensar nos diversos papéis que a gente exerce, em como eu quero que as pessoas me vejam”, destacou a consultora.

Maquiagem

A maquiadora profissional Edna Oliveira atendeu as pacientes interessadas em embelezarem os rostos, de acordo com a característica de cada uma. Rosely do Nascimento, 52 anos, foi a primeira a participar. Paciente de câncer de mama em tratamento há 3 anos, ela está fazendo a reconstrução.

“Maravilhoso poder ficar assim bonita, muda o nosso ânimo. Estou muito feliz em participar. Eu falo por onde eu ando que esse é o melhor hospital que já vi na vida. Sou muito grata pela forma como sou tratada, desde o início”, salientou com sorriso no rosto.

Waldete Ferreira Barbosa, 66 anos, está desde maio desse ano tratando um câncer de pulmão no HUEM. Usando um turbante colorido, ela também foi maquiada e saiu com o ânimo renovado. “Adorei, estou me sentindo linda”, afirmou.

Quem sempre a acompanha nas sessões é a irmã Luzia, que elogiou o atendimento no HUEM. “Somos do Rio de Janeiro e já tivemos casos da doença na família, quando morávamos lá. Não tem nem como comparar, tanto no aspecto médico, como principalmente o lado humano. Incrível o trabalho feito aqui”, destacou.

No terceiro ano de tratamento de um câncer no colo do útero, Isabel Alves, 54 anos, foi a última a fazer a maquiagem. “Uma benção de Deus o atendimento que recebemos aqui. Tanto carinho, tanto cuidado. É de onde tiramos força para enfrentar o momento”, disse.

Palestra e presente

Durante o dia as pacientes receberam uma almofada em forma de coração e um completo café da tarde, com salgados, bolos, doces e suco – cortesia do grupo Atitude do Coração, da Igreja Batista da Alameda, que também levou músicos com instrumentos para entoarem belos hinos e louvores.

A dra. Fernanda Ronchi palestrou sobre alguns aspectos importantes que podem ajudar no tratamento, como evitar alimentos processados e longos jejuns, para diminuir as náuseas após as sessões de quimioterapia; atividade aeróbica moderada para melhorar a fadiga; a importância de trazer acompanhantes nas consultas, pois a sobrecarga emocional acaba trazendo problemas de memória que podem confundir as orientações feitas pela equipe médica, entre outros assuntos.

O HUEM reforça seu compromisso não apenas com a excelência médica, mas também com o bem-estar emocional e a autoestima de suas pacientes. Eventos como esse destacam a dedicação da equipe em proporcionar cuidados abrangentes às mulheres que enfrentam o câncer, para que fortaleçam a fé e a confiança em busca da cura.