Cultura

Evolução linguística será discutida no Diálogos

Formação das especificidades da Língua Portuguesa no Brasil será o foco do programa

20.10.202011h01 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Evolução linguística será discutida no Diálogos

A língua é viva e evolui ao longo do tempo, sob diversas condições sócio-históricas. A pesquisa linguística em torno deste processo será o tema da próxima edição do Diálogos, produzido pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), que acontece na próxima quinta-feira, 22 de outubro, às 18h30, pelo canal do PPGL no YouTube. O tema desta edição será Língua Colonial e Evolução Linguística

Os estudos sobre a evolução linguística, além de considerar questões sociais, analisam a forma como elementos externos e a constituição interna da linguagem se articulam e resultam nas particularidades da língua. No Brasil, por exemplo, a Língua Portuguesa encontrou uma série de condições que permitiram a ela evoluir para as especificidades que possui nos dias de hoje. O contato com os idiomas de indígenas, africanos e de imigrantes europeus contribuiu para que o Português falado em solo brasileiro tenha as suas próprias singularidades. 

Para falar sobre o assunto, o evento contará com a presença da professora titular do Departamento de Linguística da FFLCH-USP, Esmeralda Vailati Negrão. Os professores da UPM, Diana Luz Pessoa de Barros e Alexandre Marcelo Bueno, também estarão no debate.

O Diálogos é um evento gratuito, que requer inscrições apenas para obtenção de certificado. 

Serviço
Diálogos - Língua Colonial e Evolução Linguística
Data
: 22 de Outubro
Horário: às 18h30
Link: no YouTube