Cultura

Educação infantil do Colégio Mackenzie promove encontro entre crianças e artista plástico

Atividade uniu criatividade, arte e aprendizado em uma experiência marcada pelo encantamento e pela valorização da infância

19.05.202615h39 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Educação infantil do Colégio Mackenzie promove encontro entre crianças e artista plástico

Os alunos do Jardim I do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) São Paulo viveram uma experiência especial durante as aulas de Criatividade e Inovação, desenvolvidas a partir do tema “Profissões”, proposto pelo material do Sistema Mackenzie de Ensino (SME). A atividade proporcionou às crianças de 4 anos uma imersão no universo das profissões por meio de brincadeiras, experiências sensoriais e um encontro com o artista plástico Iury Simões.

As aulas de Criatividade e Inovação têm como objetivo estimular o pensamento criativo, a autonomia e a resolução de desafios de forma prática e lúdica. Durante a sequência pedagógica, os alunos participaram de atividades com materiais recicláveis, jogos, experiências sensoriais e propostas voltadas ao pensamento computacional.

O projeto começou com uma roda de conversa sobre profissões, em que as crianças compartilharam conhecimentos prévios e observações sobre diferentes áreas de atuação. Em seguida, participaram de um jogo de mímicas com fotos de profissionais que atuam no próprio colégio, valorizando aqueles que fazem parte do cotidiano escolar.

Outro momento marcante foi o “desfile das profissões”, no qual cada criança compareceu fantasiada de sua profissão favorita. Em um ambiente preparado com música e iluminação especial, os alunos puderam explicar suas escolhas e falar sobre o que mais admiravam em cada carreira.

A proposta ganhou novos significados quando as crianças conheceram as obras de Iury Simões, conhecido como “Poeta das cores”. Natural do Ceará e residente em São Paulo, o artista retrata cenas do cotidiano urbano utilizando mini paletas de aquarela. Durante a apreciação das obras, os alunos demonstraram entusiasmo ao reconhecer profissões representadas nas pinturas, como vendedores ambulantes, sorveteiros e garis.

Inicialmente convidado para enviar um vídeo às crianças, o artista decidiu fazer uma visita presencial ao colégio. O encontro foi marcado pela interação espontânea e pela troca afetiva entre o artista e os pequenos. Sentado em roda junto às crianças, Iury respondeu perguntas sobre sua trajetória e contou que começou a desenhar ainda na infância, aos 4 anos de idade, a mesma faixa etária dos alunos.

Um dos momentos que mais despertou curiosidade foi quando o artista apresentou sua mini paleta de aquarela, utilizada como um anel no dedo. Durante a atividade, ele ensinou técnicas de mistura de cores e compartilhou referências artísticas, citando Claude Monet como uma de suas inspirações.

Inspiradas pela experiência, as crianças também produziram desenhos do artista, colocando em prática as técnicas aprendidas. Os trabalhos chamaram atenção pela riqueza de detalhes, retratando elementos como roupas, acessórios e expressões observadas durante a visita.

Além da atividade com os alunos, o artista percorreu espaços do campus e demonstrou encantamento com a arquitetura histórica, os detalhes e a atmosfera do bosque da instituição.