Universidade

Docentes da FAU tomam posse no Conselho Municipal de Política Urbana

O período de vigência dos mandatos é de dois anos 

12.11.202111h12 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Docentes da FAU tomam posse no Conselho Municipal de Política Urbana

Representantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) tomaram posse no Conselho Municipal de Política Urbana (CMPU). A coordenadora adjunta de graduação, Viviane Manzione Rubio, assumiu como Conselheira Titular; e a diretora da FAU, Angélica Tanus Benatti Alvim, como Conselheira Suplente. Os mandatos de ambas se encerram em 2024.

As professoras representam a Academia no segmento da Sociedade Civil, no qual foram disponibilizadas duas vagas inscritas por uma instituição responsável para o mandato 2022-2024. A chapa inscrita pela FAU-Mackenzie conta com a participação de outros dois conselheiros, professor Nabil Georges Bonduki, Conselheiro Titular da FAUUSP e professor Daniel Todtmann Montandon, Conselheiro Suplente da UNINOVE.

De acordo com a Prefeitura de São Paulo, o CMPU tem como objetivo acompanhar a execução da Política de Desenvolvimento Urbano do Município, discutir e elaborar propostas de projetos de lei de interesse urbanístico, debater diretrizes para as áreas públicas municipais, entre outras atribuições. A intenção é institucionalizar a participação da população nas decisões tomadas pelo poder público. Dessa forma, é validada a ideia de gestão democrática do município.

Com a posse, a FAU participará das principais decisões referentes ao desenvolvimento urbano da cidade para o atendimento das demandas da população. “Os docentes do eixo urbanismo da FAU Mackenzie sempre participam da composição, tanto do CMPU quanto do CMH (Conselho Municipal de Habitação), que são as instâncias de participação popular na construção das políticas públicas de desenvolvimento urbano e habitacional da cidade de São Paulo”, explica professora Rubio.

Para a atual Conselheira Titular, a presença nos conselhos possibilita trazer para o Mackenzie envolvimento no debate sobre os rumos da cidade. Essas discussões já estão presentes na Universidade. No ano de 2016, a FAU trouxe uma das audiências públicas do Projeto de Lei Plano Municipal de Habitação e em 2017 apresentou resultados da pesquisa Origem e Destino do Metrô.

Além disso, no Mackenzie Day de 2019, os presentes estiveram em uma simulação de audiência pública sobre o Projeto para o Vale do Anhangabaú, um dos instrumentos de contribuição popular, estimulando aos alunos o exercício da cidadania.“A participação da sociedade nessas discussões e decisões sobre o planejamento e ações são fundamentais para que as demandas dos cidadãos sejam atendidas adequadamente”, finaliza Viviane Rubio.